4 Coisas que você deveria saber sobre as doulas

Elas substituem os médicos? Qual a real função? Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de contratar uma doula
doula função

Foto: Reprodução/Real Maternidade

O parto normal é um momento delicado e que precisa de muito suporte emocional e físico. As doulas são profissionais que podem exercer um papel importante neste momento, ajudando a mulher a encontrar as posições mais favoráveis durante as contrações, fazendo massagens e compressas para aliviar a dor, e ajudando o parceiro a se envolver com o parto. Veja aqui algumas coisas que você deveria saber sobre as doulas e separe os mitos das verdades:


Doulas não são parteiras

Muita gente acredita no mito que as doulas sejam parteiras, mas não é bem assim. Elas não substituem profissionais de saúde e sim são "treinadoras" ou "técnicas" que se certificam de que a mãe está pronta para o parto. Estão ali para oferecer informações e apoio emocional e físico.

As doulas não substituem os parceiros

Quando há uma ligação emocional com a pessoa dando à luz, é difícil ver a pessoa amada passando por aquilo, e é aí que as doulas entram. Elas abrem espaço para o parceiro se envolver e não os substituem.

doula função

Foto: Reprodução/Vida Diária

As doulas não tomam decisões em nome da mãe

O papel da doula é fazer com que a mulher se sinta empoderada para tomar suas próprias decisões.

As doulas não rejeitam a medicina moderna

Há pessoas que também acreditam que um parto com doula é livre da medicina moderna. Mas ao contrário dessa crença, as doulas não têm a função de contradizer os médicos e sim facilitar no trabalho no que for possível.

Comente

Assuntos relacionados: parto normal parto cuidados parto pai parto