Decoração da casa com elementos da personalidade: dicas e inspirações

A busca pela personalidade própria na decoração pode ser mais difícil do que se imagina, mas acredite: este impasse tem solução.
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
decoração flamingo inspiração

Foto: Pexels/rawpixel.com/Designecologist from Pexels/Amber Elizabeth

Chegou a hora de decorar a casa e você começa a se perguntar: será que o sofá que você sempre quis ter na sua sala de estar vai funcionar no espaço que você tem sem atrapalhar a circulação? Como acomodar a coleção de discos? E aquele móvel que você herdou da sua avó, mas não sabe como fazer para harmonizar com a pegada contemporânea que tanto te agrada?

Harmonizar a casa e encontrar o seu eu próprio na décor pode ser uma tarefa árdua quando feita sem orientação. Por isso, reunimos dicas de arquitetos renomados para te ajudar nesta busca interna que vai refletir - e muito no seu externo.


Vamos nessa?

Use imagens para te inspirar

decoração com personalidade

A professora apaixonada por livros, a cliente da RAP Arquitetura queria um projeto que acomodasse bem e destacasse sua coleção. O escritório projetou essa estante delgada com prateleiras em aço corte que atendeu ao pedido da cliente, destacando a coleção de livros de forma criativa. Amei! Crédito: André Nazareth

De acordo com Ana Veirano, da RAP Arquitetura, referência é tudo. Ana contou que gosta de trabalhar com uma seleção de imagens que apresenta aos clientes para que eles identifiquem aquelas que mais gostam.

As imagens seguem estilos diferentes de décor, mas como a Ana já tem a percepção bastante aguçada, ela geralmente nota que há uma unidade naquelas que o cliente aponta como favoritas, seja a iluminação, o uso de cor, a escolha das peças. A partir desses insights, clientes e arquiteto vão alinhando as diretrizes para o projeto. 

Ou seja, antes mesmo de sair comprando tudo, tenha sua própria seleção de imagens inspiradoras e tente identificar os pontos comuns entre elas! 

Do que você mais gosta?

decoração com personalidade

Projeto da RAP Arquitetura para um colecionador de arte. As peças da coleção dele estão em TODOS os ambientes. Não é demais? Crédito: Denilson Machado/ MCA Estúdio

Pense no que você ama no dia a dia. "Gosto de saber quais são os hábitos e o que ele gosta de fazer. Isso diz muito sobre a pessoa". É bom pensar em questões como: você é prático? Valoriza a estética? Gosta de comprar roupas? Investe em peças de grife? É mais funcional? Que esportes pratica? A que atividades gosta de se dedicar fora do trabalho? Gosta de viagens? É cinéfilo? Colecionador? 

Todas essas respostas sobre suas preferências e estilo de vida darão indícios dos elementos a serem explorados no décor.

Use o Pinterest a seu favor

Ele é uma das redes sociais favoritas de quem ama decoração e ajuda muito a organizar as ideias para um projeto.Tem muitas imagens no catálogo e é muito fácil organizar e consultar a hora que você quiser. "Depois do primeiro encontro, o dever de casa do cliente para a próxima reunião é usar o Pinterest. Eu tenho pastas do meu escritório com referências e projetos", disse Cris Paola, do Studio Cris Paola.

Qual é a sua história?

decoração com personalidade

O cliente do Studio Cris Paola é colecionador de obras de artes e tem inúmeros objetos trazidos de viagens e móveis arrematados em leilão. Note como o home theater foi pensado para ele possa expor suas peças. O clássico e o moderno combinados com sabedoria e personalização!

decoração com personalidade

projeto do Studio Cris Paola. A dona é uma artista plástica e suas obras estão espalhadas pela decoração do apartamento. Todos os quadros e almofadas foram feitos por ela. Mais a cara da dona, impossível, né? Crédito: Hamilton Penna

Para mostrar quem é você, é preciso saber da sua história. Cris Paola disse que saber de onde o cliente vem e como são as relações com amigos e familiares, por exemplo, pode ser um caminho de acesso à personalidade que deverá estar refletida no décor. A Cris ainda compartilhou uma curiosidade: é na sala de estar das pessoas que essa história está explícita. "Na sala de estar a gente conta os nossos segredos mais íntimos sem se dar conta". Interessante, não?

Fonte: Casa de Valentina, com entrevistas especialmente para o blog da Todeschini.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente