Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres

Alguns candidatos defenderam a descriminalização e/ou legalização do aborto, enquanto outros evitaram o assunto delicado. Veja aqui todos os planos de governo dos candidatos de 2018.
candidatos presidência 2018 propostas mulheres

Neste ano, percebemos uma preocupação maior com a violência contra as mulheres, a gravidez precoce e a ampliação de vagas em creches. Foto: Reprodução

Nós, mulheres formamos 51% da população brasileira e temos uma enorme força política. Juntas somos mais de 77 milhões de eleitoras que precisam de um Brasil mais igualitário com nossos direitos garantidos e políticas governamentais que reconheçam nossas lutas e necessidades como cidadãs, mães e profissionais. Segundo a última pesquisa Datafolha, a metade de nós ainda não sabe em quem vai votar para Presidente nas eleições.

Para ajudar o eleitorado feminino a definir quem vai para o segundo turno e até mesmo quem se tornará a maior autoridade do país, precisamos conhecer as políticas propostas pelos principais candidatos à Presidência quando o assunto é direitos das mulheres.

Veja abaixo quais as propostas dos presidenciáveis para as mulheres e faça sua decisão consciente. Vamos lá:

Álvaro Dias (Podemos)

– Acesso universal a creches para mães que trabalham.
alvaro dias propostas mulheres

Reprodução

(Leia o programa na íntegra)

Cabo Daciolo (Patriota)

Cabo Daciolo (Patriota) propostas mulheres eleições 2018

Reprodução

Não há menção a mulheres em seu programa.

(Leia o programa na íntegra)

Ciro Gomes (PDT)

ciro gomes propostas mulheres

Reprodução

Promete recriar a Secretaria das Mulheres e igualar a proporção entre homens e mulheres nos cargos de comando do governo federal. Propõe aumentar o número de vagas disponíveis em creches e implementar programas de microcrédito voltado para as mulheres. Pretende ainda combater a evasão escolar de adolescentes grávidas e estabelecer parcerias com estados e municípios para a implementação de medidas para prevenção de violência contra o sexo feminino, inclusive com incentivos à abertura de novas delegacias de atenção à mulher. Na saúde, quer ampliar a educação sobre métodos de prevenção de gravidez entre os jovens, combater a criminalização das mulheres que interromperem a gravidez de maneira legal e fortalecer os programas de parto natural e humanização no SUS. 

(Leia o programa na íntegra)

Geraldo Alckmin (PSDB)

Geraldo Alckmin propostas mulheres

Reprodução

Pretende estabelecer um pacto nacional para a redução de violência contra idosos, mulheres e LGBTI, além de fomentar ações de prevenção à gravidez precoce.

(Leia o programa na íntegra)

 

Guilherme Boulos (PSOL)

Guilherme Boulos propostas mulheres

Reprodução

Boulos defende a descriminalização e a legalização do aborto. Promete utilizar 1% do PIB no combate à violência contra a mulher, com a criação de centros de referências, casas de acolhimento, patrulhas municipais da Lei Maria da Penha e delegacias especializadas no atendimento à mulher. Também pretende universalizar o acesso a creches para todas as crianças. Na saúde, quer desenvolver programas de educação sexual, bem como a garantia de acesso a métodos anticoncepcionais, inclusive a pílula do dia seguinte. Propõe o estabelecimento de cotas para mulheres nos cargos de direção dos partidos políticos, assim como a adoção de ações afirmativas para aumentar a proporção de mulheres na magistratura.

(Leia o programa na íntegra)

Henrique Meirelles (MDB)

 
henrique meireles propostas mulheres

Reprodução

Incentivar a redução da diferença salarial entre homens e mulheres, respaldado pela nova lei trabalhista”

(Leia o programa na íntegra)

Jair Bolsonaro (PSL)

 
jair bolsonaro propostas mulheres

Reprodução

Jair Bolsonaro promete combater o estupro de mulheres e crianças.

(Leia o programa na íntegra)

João Amoêdo (Novo)

João Amoêdo (Novo) propostas mulheres eleições 2018

Reprodução

Não há menção a mulheres em seu programa.

(Leia o programa na íntegra)

João Goulart Filho (PPL)

João Goulart Filho (PPL) propostas mulheres eleições 2018

Reprodução

Erradicar o trabalho escravo e a super-exploração do trabalho da mulher, aumentar a licença maternidade, para um ano, descriminalizar o aborto e proporcionar o acesso das mulheres aos meios anticoncepcionais modernos, aprovar no Congresso, uma lei, estabelecendo salário igual para trabalho igual, com as devidas punições a quem infringi-la. Zerar o déficit de creches e assegurar o direito da criança, de 0 a 3 anos, à creche em horário integral Para garantir a participação da mulher no mercado de trabalho. Aumentar o policiamento específico para as mulheres com mais policiais femininas e delegacias da mulher.

(Leia o programa na íntegra)

José Maria Eymael (PSDC)

José Maria Eymael (PSDC) propostas mulheres eleições 2018

Reprodução

 Não há menção a mulheres em seu programa.

(Leia o programa na íntegra)

Marina Silva (Rede)

marina silva propostas mulheres

Reprodução

A candidata propõe dar efetividade ao programa de planejamento reprodutivo e familiar e aumentar a oferta de anticoncepcionais nas farmácias populares e estimular o parto humanizado. Promete integrar ações de prevenção de gravidez na adolescência às políticas de educação e saúde. Planeja desenvolver parcerias com Estados e municípios para combater a violência contra a mulher, qualificando também a rede de atendimento às vítimas. Quer enfrentar com rigor o tráfico de pessoas e o turismo sexual. No que se refere à redução das desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, quer apoiar o microempreendedorismo feminino (crédito e capacitação profissional), estimular a oferta de vagas em creches em tempo integral, ampliar o tempo de licença paternidade e construir um sistema de transição gradual para que haja uma licença parental que possibilite o compartilhamento do período após o nascimento dos filhos entre o pai e a mãe.

(Leia o programa na íntegra)

Vera Lúcia (PSTU)

Vera Lúcia (PSTU) propostas mulheres eleições 2018

Reprodução

Vera Lúcia quer combater a violência à mulher e feminicídio, promover a igualdade de direitos e salários, aborto livre, público e gratuito. Criminalização da LGBTfobia.

(Leia o programa na íntegra)

Partido dos Trabalhadores - Lula/Haddad (PT)

Lula presidência 2018 mulheres

(Nelson Almeida/AFP)

Criação de um ministério ou secretaria para o desenvolvimento de políticas para as mulheres, ampliação do número de ocupantes de cargos de direção provenientes do gênero feminino, ações voltadas para a saúde das mulheres, plano nacional de redução de homicídios voltado para crianças, jovens, negros, mulheres e população LGBTI+, com prioridade para a juventude negra, que vive nas periferias. Regularização fundiária dos territórios tradicionais e historicamente ocupados, reconhecimento e demarcação das terras indígenas e que assegure a titularidade prioritária às mulheres nos lotes dos assentamentos nos programas de reforma agrária. Ações que promovam a indução da produção agroecológica e a tomada de crédito pela mulheres produtoras.

(Leia o programa na íntegra)

Por Thamirys Teixeira

Comente