Você mente para o ginecologista?

Você mente para o ginecologista

Foto Photostock/ http://migre.me/7Smnv

Mentir para o ginecologista é pura auto-sabotagem. E pasmem, mas acreditem, muitas mulheres fazem isso, e por quê? Pode ser por vergonha, pode ser para não ouvir algumas broncas necessárias, mas, a questão principal é ter consciência de que isso é muito grave para sua saúde e a de seu(s) parceiro(s).

Uma das mentiras é dizer ao médico que você fez todos os exames de rotina no ano passado quando você sabe que não vai ao médico há pelo menos dois anos. O que é um baita descuido - esses serviços básicos são oferecidos inclusive na rede pública de saúde. Você pode até dizer que não teve tempo, tudo bem, mas saiba que é melhor sair duas horas mais cedo do trabalho a cada ano do que contrair uma doença.

Os exames de rotina são capazes de detectar doenças no início e, assim, isso te dá mais armas para lutar contra elas. Se você resolver ir ao médico somente quando sentir algo errado por ser tarde demais para doenças como HPV e câncer de colo de útero.

Outra mentirinha daquelas é dizer que sempre usou camisinha, ou que nunca tomou a pílula do dia seguinte. Ela até pode ser a salvação para quem transou sem camisinha, mas tem vários efeitos colaterais. É importante contar ao médico, pois, sua menstruação pode atrasar, e se você estiver desregulada seu médico precisa saber o motivo. Converse com ele para saber qual método contraceptivo pode se adaptar melhor ao seu ritmo de vida.

Outra mentira clássica é omitir do médico que você tem um corrimento de vez em quando. Pois saiba que o corrimento é um aviso muito importante de que algum probleminha está acontecendo, e assim, precisa ser tratado. Pode ser coisa simples, uma alergia, ou uma bactéria, mas pode ser também um mioma (espécie de tumor), uma inflamação, ou uma endometriose (inflamação do endométrio local do útero responsável por abrigar o fato na gravidez).


Essas algumas das mentirinhas que não são nada do bem, aliás, do seu próprio bem. Alguns médicos não perguntam tudo, por isso é importante relatar seu desconforto ou perguntar sobre as dúvidas. Ele não está ali para te repreender, apenas vai indicar um tratamento. Quem vai se cuidar é você mesma.

E não esqueça, planeje seu Carnaval, e use camisinha o ano todo.

Por Giseli Miliozi

Comente