Você acha que os homens são o ‘sexo dominante’ na relação?

Você acha que os homens são o ‘sexo dominante’ na

Foto: Ocean/Corbis

Não tem jeito, por mais que as mulheres já tenham ocupado o seu lugar no mundo, pensamentos machistas como ‘os homens só pensam em sexo’ e ‘as mulheres só sabem pilotar o fogão’ estão arraigados na cabeça das pessoas. E em relação à cama, isso não seria diferente. Por incrível que pareça, em pleno século XXI, há ainda aqueles que acreditem que ter ou não uma relação sexual depende exclusivamente deles, e não do casal.

Pois é, por mais que, de vez em quando, faça bem para o ego do homem, a expectativa de que ele deve ser o sexo dominante no relacionamento pode atrapalhar a vida a dois. Pelo menos é o que revela o estudo da Universidade de Yale, que analisou 357 mulheres e 126 homens para saber como andava a confiança sexual de jovens sexualmente ativos.

Para chegar ao veredito final, os entrevistados tiveram que responder um questionário sobre a sua vida sexual em uma sala na qual continha um recipiente com preservativos femininos com uma placa instruindo as pessoas a levarem quantos quisessem e mostrando como usá-los, tudo para, junto com as respostas, analisar também quantos preservativos os voluntários levavam para casa.

Segundo o resultado da pesquisa, chegou-se a conclusão que a crença de que o homem é o ser dominante na relação não prejudica apenas as mulheres, mas também eles próprios, uma vez que se veem pressionados a cumprir o papel de "sexo forte", mesmo que isso não corresponda à realidade dos relacionamentos atuais.

Por Paula Perdiz

Comente