Tabu: masturbação feminina

Tabu masturbação feminina

Não é novidade para ninguém que para alcançar o grau máximo do prazer é necessário conhecer o próprio corpo e especialistas no assunto não tem dúvidas ao afirmar que a masturbação é a melhor maneira de obter esse conhecimento. Mas essa prática ainda é tabu para muitas mulheres.

A psicanalista Debora Damasceno afirma que a dificuldade de se masturbar é um dos fatores que dificultam a chegada ao orgasmo. De acordo com ela, masturbar-se é uma forma natural de se perceber e um passo importante para a descoberta do outro como companheiro de sensações. "Na infância e na adolescência, a prática ajuda a preparar o indivíduo para o sexo, já nos adultos, além de aliviar tensões e estimular a vida sexual saudável, é uma maneira de perceber limites e desejos.

A explicação para o tabu pode ser o fato da prática ser sempre reprimida e mal vista, a masturbação é associada a ideia de pecado. Debora ressalta que esses pensamentos são involuntários, já estão impregnados na sociedade, e cabe a cada um entender que ter prazer é um direito.


Mas você sabia que essa está longe de ser uma tarefa simples? Em muitos casos é importante até a ajuda de um profissional. "A ideia de que a masturbação é errada, pecado e a vergonha de se tocar já está enraizada na cabeça das pessoas. Por isso, em muitos casos é interessante procurar um psicanalista ou psicoterapeuta para auxiliar na desmistificação desses tabus e garantir uma vida mais saudável", esclarece Debora.

Comente