Seu namoro tem futuro? Faça o teste!

teste sobre namoro

Foto - Shutterstock

O início de todo namoro é permeado de sonhos e planos. Homem e mulher olham e caminham na mesma direção e com grau altíssimo de felicidade e ansiedade. Só que conforme a vida a dois se desenrola, é possível que os planos individuais e coletivos sofram alterações e, com isso, a vontade de continuar a relação comece a esfriar.

Por meio de sinais, uma das partes começa a demonstrar que o sentimento que acendeu a chama do relacionamento não é mais o mesmo e que talvez o melhor seja colocar um ponto final e cada um seguir seu caminho. Mas nem sempre a outra parte percebe ou quer enxergar a realidade, principalmente quando ama o parceiro.

Se você tem dúvidas de qual rumo seu relacionamento vem tomando, que tal fazer um teste? Ele foi elaborado pelo psicólogo Thiago de Almeida que, de acordo com o Portal Inovação (MEC) e a ABI (American Biographical Institute), é considerado o maior especialista em relacionamentos no tratamento das dificuldades do relacionamento amoroso do Brasil. Responda às questões corretamente e descubra a resposta:

1) Parecíamos almas gêmeas quando decidimos assumir a relação. Tudo se encaixava de maneira tão perfeita que não havia brigas nem discussões por nada. De uns tempos para cá tudo mudou. Qualquer coisinha, por menor que seja, vira motivo para desentendimentos que resultam em brigas.

teste sobre namoro

2) No começo, não era preciso pedir um beijo e outros carinhos. A felicidade por estarmos juntos era tão grande, que cada gesto era espontâneo e só ratificava nosso desejo de continuar a relação. Mas agora tudo mudou. Nossa frequência de troca de carícias não é mais a mesma...

teste sobre namoro

3) Nos primeiros meses de relação o sexo era intenso. Caprichávamos nas preliminares, buscávamos inovações para surpreender um ao outro e nos mantínhamos abraçados depois da transa. Agora o sexo entre nós é rápido sem vida e sem muito empenho...

teste sobre namoro

4) Estamos juntos há um bom tempo e nossa relação se mantém firme, forte e apaixonada. Hoje nossos beijos são tão intensos e frequentes como nos primeiros meses de nosso relacionamento.

teste sobre namoro

5) A maneira como enxergo meu parceiro dentro da relação se modificou com o passar dos meses. Se antes ele era meu grande companheiro e amante, posso dizer que, hoje, vejo meu homem mais como meu amigo do que como parceiro.

teste sobre namoro

6) Antes de começarmos o relacionamento eu tinha ciência dos defeitos dele e até achava alguns engraçadinhos. Por isso, sabia muito bem aceitá-los e lidar com eles. Mas agora tudo mudou. As diferenças entre nós passaram a me irritar.

teste sobre namoro

7) Não tínhamos reclamações um do outro quando iniciamos a relação, e todas as nossas opiniões serviam para tornar o outro melhor. Só que nosso tempo de paz e zelo com o outro acabou. Tanto da minha parte quanto da dele, qualquer reclamação ganha ares de crítica pessoal.

teste sobre namoro

8) Estávamos sempre em sintonia. Dividíamos todas as nossas alegrias e tristezas. Mas agora eu não sinto mais vontade de contar minhas coisas para ele e sinto que isso é recíproco. Há um distanciamento emocional das duas partes.

teste sobre namoro

9) Faz algum tempo que meu parceiro não perde uma oportunidade de evidenciar meus defeitos, seja dentro ou fora das discussões entre nós.

teste sobre namoro

10) No começo, quando a gente percebia a iminência de um problema, já tratávamos de resolver, antes que pudéssemos discutir ou ver nossa relação se abalar. Mas acredito que, nos últimos meses, começamos a perder a nossa capacidade de enfrentar e solucionar os problemas que nos aparecem.

teste sobre namoro

11) Não tinha dúvidas do que eu sentia pelo meu parceiro, por isso não pensei duas vezes em investir na nossa relação. Só que hoje não tenho mais tanta certeza. Em vez de me proporcionar alegrias, nosso relacionamento amoroso vem me frustrando.

teste sobre namoro

12) Meu amor e respeito por ele acabou. Hoje só sinto raiva do meu parceiro.

teste sobre namoro

Pronto? Agora some os pontos e veja a leia o resultado. Mas lembre-se: é apenas um teste, uma opinião sobre a sua situação. Independente do resultado, leve em conta o que você e seu parceiro estão realmente sentindo. Conversem, reavaliem seus planos e tentem mensurar a vontade de cada parte em levar a relação adiante. Se for preciso, procurem a ajuda de psicólogo.

72 a 84 pontos - O pior deserto é aquele que já foi um lindo jardim.

Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade. Não mantenha uma situação apenas por medo de ficar sozinha, de não encontrar outro parceiro ou por estar acostumada com uma rotina e achar que não sabe mais viver sozinha.

61 a 71 pontos - Relação à deriva

Muitas pessoas não sabem terminar um relacionamento e, por isso dão pistas para que a outra parte perceba e termine. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, o melhor para você é terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem lhe machucar muito mais. Existe, sim, vida após o fim do namoro, do casamento, enfim, de um relacionamento. Claro que toda relação deixa marcas em nós, temos momentos bons e outros nem tanto e, geralmente, saímos magoadas do relacionamento - mesmo que não assumamos isso. Mas é preciso saber aprender a conviver com as cicatrizes que inevitavelmente ficam. Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu parceiro com outra, for agredida fisicamente ou perceber que discutem por tudo e não concordam com nada. Temos o costume de olhar de maneira negativa para as experiências, mas que tal começar a mudar isso e pensar na separação como a chance real de encontrar um parceiro à sua altura ou, até, de você se encontrar?

47 a 60 pontos - Altos e baixos: onde é que isso vai parar?

Sintomas de uma relação em crise são facilmente identificáveis. A parte difícil é perceber se tudo isso significa mais que uma fase ruim: será o fim de uma história de amor? Se a relação de vocês chegou ao fim, não acredite em hipótese nenhuma de que foi você quem errou. Para um relacionamento ser durável e satisfatório para ambas as partes, ele conta com ajuda de duas pessoas. Se não durou ou não foi satisfatório para alguma das partes ou para ambas é porque os dois tiveram incompatibilidades e falhas. Esqueça esta ideia que você não é boa o suficiente para ninguém. Procure se lembrar que criatura maravilhosa você é, das suas qualidades e dos seus valores.

12 a 46 pontos - Céu de brigadeiro

Eu amo meu parceiro? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele? Sinto orgulho e admiração dele e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos meus amigos e não os invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma quando estou com ele? Ele nunca me coloca para baixo e trata minhas ideias como idiotas? Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.


Comente