Sapiossexualidade: o interesse sexual pela inteligência

Se interessar pela aparência física já não é mais o que atrai todas as pessoas. Saiba que inteligência também é um fator importante na hora da atração sexual

Gosta de pessoas inteligentes e cultas? Talvez você seja um sapiossexual. Foto: Reprodução/AlexRaths

No mundo dos relacionamentos, a cada dia surge uma nova nomenclatura para definir um tipo de interesse e atração sexual que cada indivíduo possui. Há quem se interesse por pessoas pela sua aparência física, pela conta bancária e até por tipos específicos, como pessoas com um grande senso de humor. Mas, se você não se interessa por nenhum desses tipos e tende a preferir alguém com um bom papo, que tenha cultura e que mostre ser um conhecedor de diversos assuntos, é bem provável que você seja um sapiossexual


A sapiossexualidade é a atração sexual que um indivíduo sente por pessoas inteligentes, com visão de mundo e bagagem cultural. Sapiossexuais não apenas pensam que a inteligência é atraente; elas a ligam diretamente à atração carnal. Ou seja, a libido é liberada pelo interesse na inteligência do parceiro. 

O ator hollywoodiano George Clooney admitiu recentemente que sua esposa é muito mais inteligente que ele. "Me sinto um ignorante falando com a minha mulher". Sua esposa, Amal Alamuddin Clooney possui diplomas de direito nas universidades de Oxford e Nova York, desafiando o marido em vários aspectos. Seria Clooney um sapiossexual? 

E como saber se você é um sapiossexual? O VilaMulher trouxe alguns pontos que identificam se você tem o interesse sexual por pessoas inteligentes. Vem ver!

Escrever e falar corretamente

Pessoas que se sentem atraídas sexualmente por pessoas inteligentes gostam do uso correto da linguagem. Quando elas ouvem alguém falando de forma culta ou escrevendo com uma grafia correta, há um despertar de interesse sexual.

Afinidade por livros

As pessoas se impressionam mais com a quantidade de livros que o outro tem do que com outros atributos. Esse pode ser um grande sinal que há tendência à sapiossexualidade.

Lugares incomuns

Quem possui esse tipo de preferência não considera um jantar ou uma ida ao boteco bons lugares para um primeiro encontro. Para os sapiossexuais, uma biblioteca, cinema, exposição ou um museu de artes pode ser mais adequado.

Inteligência emocional

Não se trata apenas de sentir estimulo sexual com a demonstração de domínio sobre vários assuntos ou a desenvoltura em um debate. A inteligência emocional, isto é, a capacidade de ler os sentimentos de forma adequada, também é muito apreciada.

Por Lívia Duarte

Comente