Que camisinha escolher

Camisinha

Todo mundo fala sobre a importância do uso da camisinha, mas poucos sabem como escolher o melhor modelo na hora de comprar. A primeira regra básica é conferir se ela possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) que garante a qualidade do produto e data de validade.

Quando for escolher, dê preferência para as marcas que contenham nas embalagens instruções e informações claras, sem expressões desconhecidas ou excesso de termos técnicos.

Conheça aqui os tipos mais encontrados no mercado e faça a sua escolha.

1) Camisinhas com lubrificantes

Possuem um gel lubrificante que facilita a penetração e diminui o risco da camisinha rasgar. No caso de sexo anal é necessário complementar com lubrificante à base de água, pois a penetração é mais difícil e pode fazer com que a camisinha se rompa.

2) Espermicida

Os espermicidas são produtos químicos encontrados nos preservativos que matam ou imobilizam os espermatozóides presentes no canal vaginal, impedindo sua entrada no colo uterino. Apesar das camisinhas conterem espermicidas, a eficácia do produto não é 100% comprovada e não previne contra qualquer tipo de contaminação.

4) Texturizadas

São camisinhas projetadas para proporcionar maior prazer às mulheres. Alguns modelos possuem pontos em toda sua extensão ou argolas salientes que simulam os anéis que formam no pênis momentos antes da ejaculação quando ele está totalmente distendido.

5) Espessuras

São fatores predominantes em relação ao prazer masculino, pois quanto maior a espessura da camisinha, maior resistência, mas menor será a sensibilidade. As camisinhas mais espessas são indicadas para prática do sexo anal. As de menor espessura também podem ser utilizadas para a prática se o local estiver bem lubrificado. Mas o mais importante é a certificação do Inmetro.

6) Tamanhos

No Brasil o tamanho dos preservativos segue um padrão determinado pelo Inmetro. Eles possuem entre 16 e 19 centímetros de comprimento, 52 milímetros de largura e variação entre 0,06 e 0,09 milímetros de espessura.

Por ser de um material elástico, esse tamanho serve para todos, mas algumas indústrias produzem camisinhas maiores, facilmente encontradas em farmácias e lojas.

Lubrificantes

Sempre que for usar, opte pelos lubrificantes a base de água, eles são hidrossolúveis (saem facilmente com água), não agridem a pele e não corroem o látex.

Comente