Posições do Kama Sutra para casados

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Kama Sutra para casados

Posição “Momento de paz": quando o homem vai viajar ou em algum evento esportivo com os amigos, a mulher fica sozinha em casa e aproveita para tomar um banho quente e beber uma taça de vinho.

Você já deve ter ouvido falar que os casais depois que trocam alianças diminuem a frequência de sexo. E esse pensamento é tão disseminado entre casais de todas as partes do globo que dois ilustradores decidiram brincar com o assunto. Simon Rich e Farley Katz criaram o "Married Kama Sutra" (Kama Sutra para casados). Sem nenhum apelo sexual, as ilustrações divertidas trazem casais realizando atividades rotineiras e sempre encontrando uma forma de fugir do ato sexual.

Analisando as ilustrações o psicólogo Thiago de Almeida, considerado o maior especialista em relacionamentos amorosos do Brasil pelo American Biographical Institute (ABI), diz que a iniciativa não leva em consideração a transformação biológica que acontece em homens e mulheres durante o processo de conquista.

Ele explica que os homens possuem 30% mais testosterona do que as mulheres. Já as mulheres possuem de 10 a 20 vezes mais ocitocina do que os homens. A testosterona serve para deixar o homem mais forte e com mais libido. E a ocitocina é um mecanismo de apego, vinculação. Ou seja, quanto mais testosterona, mais tesão e quanto mais ocitocina, mais apego.

"Quando a gente se apaixona, os níveis desses hormônios se desequilibram. O homem quer cortejar a mulher, a chama de meu amor, minha linda, e em seu organismo ocorre o aumento da ocitocina e a diminuição da testosterona. Se apaixonados, eles podem até abdicar do sexo em detrimento do apego, ou até mesmo passar por uma fase temporária de impotência", conta.

Na mulher ocorre o contrário: os níveis de ocitocina diminuem e os de testosterona aumentam. Ela quer se insinuar para o potencial parceiro. Quer provar para ela mesma, para as amigas e para a família que é capaz de conquistar aquele cara. Nessa fase da relação a mulher não está interessada em se vincular ao cara, mas em competir com outras mulheres por ele.

"Podemos dizer que mulher quando quer um cara não é porque gosta dele, mas é por cisma", avalia o pesquisador em relacionamentos que já atendeu mais de 2000 casos relacionados às dificuldades amorosas.

Kama Sutra para casados

Posição “Mulher teimosa”: Quando a mulher quer que o homem compre novas roupas, porque ele usa as mesmas há pelo menos um ano e ela quase arrasta o maridão até a loja.

Feita a conquista, ocorre a fase de manutenção da relação e o organismo, antes em desequilíbrio, começa a se reorganizar: a testosterona volta a subir nos homens e a ocitocina volta a subir nas mulheres. Durante essa reorganização biológica a impressão que os casais têm é que o homem fica sexualmente mais insaciável e a mulher mais frígida, por não querer satisfazer aos desejos sexuais constantes do parceiro. Isso porque o homem está com a libido reativada e a mulher com um sentimento mais de apego.

Com o tempo, depois de tanto terem seus anseios negados por suas mulheres, os homens passam a não procurá-las mais na cama, e podem ficar desestimulados de terem iniciativas sexuais com suas parceiras. E a mulher passa a achar que o parceiro não quer mais sexo porque a acha gorda, porque tem uma amante e começa a se sentir um lixo.

"Só que esses desencontros nada mais são do que alterações hormonais e esse desconhecimento compromete a compreensão de homens e mulheres sobre o sexo depois do casamento", diz o psicólogo. "É essa inobservância da realidade que faz com que as pessoas pensem que o casamento esfria a libido."


Mas Dr. Thiago afirma que esse mecanismo biológico não acontece em todos os casais, mas em nove em cada 10. "Esse único casal ‘ileso’ terá sua paixão renovada naturalmente, desfrutará da sensação dos primeiros encontros sem decréscimo de entusiasmo. É o que alguns chamam de amor verdadeiro".

E calma, os 90% restantes não estão perdidos. Existe uma série de mecanismos, além dos biológicos, que quebram a rotina e que vão fortalecer o vínculo adquirido, como o diálogo e o ciúme na medida certa.

"O Kama Sutra é uma também forma de quebrar a monotonia do sexo, renovando nossas fantasias e expectativas. A mulher tem sua autoestima levantada e o homem conquista a frequência sexual que tanto deseja. No entanto, o Kama Sutra não é a solução de todos os problemas conjugais", reforça o especialista.

* Serviço: Psicólogo Thiago de Almeida.

Simon Rich e Farley Katz, criadores do "Married Kama Sutra".

Por Juliana Falcão (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente