Pílula anticoncepcional masculina?

Pílula anticoncepcional masculina

Para as mulheres que sempre se perguntaram os motivos de não haver métodos contraceptivos masculinos que não fosse a camisinha - já que ela não é 100% confiável - e, claro, nada tão definitivo como uma vasectomia, um grupo de pesquisadores norte-americanos pode ter encontrado uma versão da pílula anticoncepcional masculina.

O contraceptivo masculino que funciona de forma efetiva e reversível é uma ótima opção para os homens que pretendem não entrar para o time dos papais, pelo menos por ora. De acordo com estudo publicado na revista científica ‘Cell’, a ‘pílula anticoncepcional masculina’ foi desenvolvida a partir de uma substância JQ1, utilizada no para o tratamento do câncer, e que diminui drasticamente a produção de esperma.

Segundo os pesquisadores durante o estudo da substância no tratamento contra leucemia e tumores no pulmão, eles perceberam que o composto também poderia ser usado como contraceptivo masculino ‘não permanente’ ideal, uma vez que inibe a produção da proteína BRDT, essencial para a fertilidade masculina, sem causar nenhum efeito colateral. Ou seja, ela não diminui o desejo ou desempenho sexual, pois não altera os níveis de testosterona no organismo.

E aí, você delegaria a função de se proteger da gravidez indesejada ao seu parceiro?

Por Paula Perdiz

Comente