Os três perfis de um relacionamento: qual é o seu?

Você é uma pessoa doadora, trocadora ou tomadora?
perfil no relacionamento

foto: iStock/© 4774344sean

Você já parou pra pensar quais são as suas características principais dentro de um relacionamento? Você é uma pessoa que cobra demais do parceiro, sempre espera algo em troca, ou é uma pessoa que se entrega por completo, generosa, sem pedir mais do que recebe?

O seu perfil deve ser avaliado numa relação. Segundo o escritor Adam Grant, autor do livro “Give and Take: A Revolutionary Approach to Success” (“Dar e Receber: uma abordagem revolucionária para o Sucesso ", em tradução livre), existem três tipos de pessoas: doadoras, trocadoras e tomadoras. Embora a abordagem de seu livro seja para o âmbito profissional, dá pra perceber que muito se aplica no relacionamento romântico. Quer ver só?


Doadoras – a motivação principal da pessoa que enquadra nesse grupo é cuidar do outro. Em uma relação é o tipo de pessoa mais afetuosa, que  sempre está pensando em fazer surpresas ou dar presentes para o parceiro, sempre se preocupa em saber o que mais pode fazer por ele, sempre gosta de acrescentar boas experiências. As desvantagens é que muitas vezes ela sente não ser suficientemente boa para aquela pessoa ou acaba se doando demais sem retribuição, por mais que não a cobre, o que a faz se sentir culpada pelo fracasso do relacionamento. No entanto, a pessoa doadora é aquela que tem um perfil mais atraente e mais chances de ter relacionamentos mais duradouros. 

Trocadoras – já as pessoas trocadoras têm o hábito de manter a relação numa folha de balanço: quando elas dão, esperam receber algo em troca, assim como quando elas recebem, se sintam no dever de retribuir, como se fosse um troca comercial mesmo. Daí surgem as cobranças. "Eu fiz isso por você, mas você não fez aquilo por mim".

Tomadoras – são pessoas atraentes, sedutoras e à primeira vista bastante carismáticas, mas possuem a característica de tomar aquilo que lhes interessa. Costuma estar com alguém que podem atender suas metas ou ajudar a conquistar seus objetivos. Sempre quer que lhes faça as vontades. Você sabe que está num a relação com um tomador quando se sente totalmente sugada, seja de afeto, de tempo ou outra coisa. O foco principal da pessoa tomadora é ela própria.

É importante, em qualquer relacionamento, ter consciência de que existem pessoas doadoras, trocadoras e tomadoras. Observe as palavras e os atos das pessoas e você saberá quem é quem, assim você pode ter maior controle sobre como agir com a pessoa de determinado perfil.

Os relacionamentos mais bem-sucedidos são de dois parceiros doadores, onde eles estão em um  relacionamento em que ambos vivem suas vidas pensando no que será melhor para o parceiro. Já em relações um pouco mais desestabilizadas, todos se tornam um pouquinho trocadores, mara manter a harmonia e o equilíbrio do relacionamento.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: relacionamento