O que aprender com os filmes sobre sexualidade?

O que aprender com os filmes sobre sexualidade

Cena do Filme "Kinsey - Vamos falar sobre sexo (2004)". Foto/divulgação

Sou cinéfila, daquele tipo bem ratinha de cinemateca que está sempre desencavando títulos novos, antigos e diretores interessantes, tanto quanto os grandes sucessos de Hollywood.

Obviamente, temas relacionados à sexualidade me interessam muito porque sou uma grande curiosa no assunto, principalmente os que são baseados em fatos reais. Afinal, trazem de volta ao debate temas quase sempre tabus à sociedade.

Fiz uma pequena lista de filmes sobre sexualidade baseados em fatos reais, cada um deles a seu modo nos fazem pensar não só na história e drama das personagens, como nas mudanças que aconteceram a conta gotas, mas que não deixam de ser mudanças. Vamos conhecer?

Kinsey - Let`s Talk about sex | Kinsey - Vamos falar sobre sexo (2004)

Conta a história de Albert Kinsey, pesquisador que em 1948 abalou a conservadora sociedade americana ao lançar o livro "Sexual Behavior in the Human Male". Através de uma ampla pesquisa, levantou dados sobre o comportamento sexual de milhares de pessoas, até então sequer discutidos. Depois de Kinsey, a sexualidade (e sua diversidade) virou tema de debates e provocou polêmica na sociedade da época.

Girl, Interrupted - Garota interrompida (1999)

No final dos anos 60, a jovem Susanna Kaysen é diagnosticada vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" (graças a "sintomas" típicos do comportamento de qualquer adolescente, como rebeldia e curiosidade sexual) e internada em um hospital psiquiátrico, onde viveu por dois anos. Lá ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas.

Boys don`t cry | Meninos não choram (1999)

Brandon Teena, um homem transexual, teve o sexo feminino atribuído ao nascimento, mas ele identificava-se, apresentava-se e vivia como um homem. Morreu aos 21 anos, vítima de um dos crimes de ódio mais comentados da década de 90, após humilhação, espancamento e estupro. Conseguindo escapar, deu queixa à polícia, que não deu ouvidos por alegar falta de provas. A não prisão de seus agressores resultou em seu assassinato.

Milk | Milk - A voz da igualdade (2008)

Primeiro gay assumido a alcançar um cargo público importante nos Estados Unidos, Harvey Milk é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott, em San Francisco. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, buscou através da política, direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Foi eleito em 1977, após três tentativas sem sucesso, para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco. Milk exerceu o mandato por apenas 11 meses e foi responsável pela aprovação de uma rigorosa lei sobre direitos gays para a cidade. Em 1978, ele e o prefeito George Moscone foram assassinados por Dan White.


The Sessions - As Sessões (2012)

As Sessões conta a história de Mark O'Brien, escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça. Apesar das adversidades, tentou levar uma vida normal, passando os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, conversando com o padre Brendan, seu amigo pessoal. Em suas conversas, Mark assume sentir-se incompleto por desconhecer o sexo. Levando-o a consultar uma terapeuta sexual que lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene*, uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo. Filme lindo que quebra tabus relacionado à deficiência física e o prazer sexual.

Beth Vieira é designer de moda por formação e webwriter por paixão. Uma loba em pele de cordeirinha que desde 2003 escreve sobre erotismo e comportamento sexual na web. Contato: beth.vieira@gmail.com

Comente