Namoro e redes sociais - evite problemas no seu relacionamento

Namoro e redes sociais  evite problemas no seu rel

Foto: John Smith/Corbis

Quem nunca ficou desconfiado ou teve uma discussão por causa de algo que viu e não gostou no Facebook ou Twitter do namorado que atire a primeira pedra. Pois é, se à primeira vista redes sociais e namoro parecem ser uma boa combinação, quando o relacionamento fica sério e é assumido publicamente, eles podem se tornar inimigos invariáveis.

O acesso as informações sobre o parceiro disponíveis nas redes sociais pode estimular o ciúme ou o excesso de vigilância, o que, indiscutivelmente, não é bom para nenhum namoro. Ok, sabemos que cada caso é um caso, mas existem algumas situações que sempre geram brigas entre os casais.

É a ‘ex-namorada’ que curte e comenta todas as publicações que ele faz, a amiga que vive compartilhando frases e imagens fofas na timeline dele, sem falar que é possível saber com exatidão quem o seu namorado adicionou à rede dele, o que, para os ciumentos de plantão, é um prato cheio.

Então, se você está em um relacionamento e tem percebido que as redes sociais estão deixando o que já é difícil ainda mais complicado, a nossa dica para evitar problemas no seu namoro é expor todas as coisas que a incomodam e combinar como será o comportamento dos dois diante de situações assim, afinal, como diria o bom e velho ditado, ‘o que é combinado não sai caro’.

Por mais que a confiança precise ser exercitada diariamente é preciso ter em mente que um ‘status no Facebook’ não prende uma pessoa à outra. De acordo com a psicóloga Terezinha Lopes, apesar de vários casais não saberem lidar com uma rede social, geralmente o problema está no comportamento da pessoa em si. "Se ela mente, por exemplo, a internet apenas torna a mentira mais fácil de ser descoberta", afirma.

Para não se incomodar com as ‘exs’ paqueras ou namoradas, a gente selecionou algumas dicas para tornar a relação namoro e redes sociais mais tranquila.

Status de relacionamento (e o troca-troca dele) - O namoro mal começou -- ou acabou -- e você já correu para atualizar o ‘status’ na sua página? Cuidado, a precipitação pode colocá-la em situações desagradáveis, antes de sair por aí espalhando aos quatro ventos se está solteira ou namorando, espere para ver se o relacionamento engatou ou minou e converse com o parceiro como ele gostaria de se apresentar publicamente. Imagine você mandar a solicitação de ‘relacionamento sério’ e ele não aceitar, fica chato e, provavelmente, você não vai gostar.

O acesso deve ser livre - Não basta ele te aceitar como amigo na rede, o importante mesmo é que você tenha acesso a todas as informações que ele posta na página pessoal. E não, não estamos falando de invasão de privacidade, mas se ele seleciona quais os assuntos que você pode ou não visualizar, isso é, na menos das hipóteses, uma demonstração de falta de confiança boba ou, na maior delas, que o alerta vermelho deve ser pressionado.

Moderação no que se expõe na rede - Desabafos e declarações, mesmo que por meio de reproduções de imagens ou citações aleatórias, que remarque os momentos do relacionamento: do começo romântico, passando pelas crises até o fim do namoro não são legais. Essas mensagens podem ser facilmente decodificadas e todo mundo passa a acompanhar os altos e baixos do seu namoro.

Não incentive o voyerismo alheio - Tudo bem que você está vivendo uma fase apaixonada, mas cuidado ao expor sua vida a dois. Os registros das demonstrações de carinho não devem ser compartilhados com qualquer um, então, pense duas ou, se necessário, até três vezes antes de apertar o botão publicar para postar a foto daquele beijo quentíssimo ou ‘presentinho especial’ que o gato te deu de presente. Essa atitude evitará que as pessoas tenham a impressão de que você está mais preocupada em exibir a sua felicidade do que em vivê-la.

Deixe o passado no passado - Como diria Tim Maia, ‘paixão antiga sempre mexe com a gente e é tão difícil esquecer’, agora, já era duro deixar para trás as antigas histórias de amor no passado, na era das redes sociais é ainda pior. Portanto, se você segue firme e forte em um relacionamento e deseja que ele fique ainda mais sério, não dê corda para o seu ‘ex-namorado’ que curte, compartilha e te marca em tudo quanto é post no Fabebook.

Por Paula Perdiz

Comente