Manual GLBT

Manual GLBT

A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais,Travestis e Transexuais) lançou uma cartilha para a imprensa e mídia em geral. A idéia é que o material funcione como um guia para solucionar as dúvidas da mídia e da sociedade em geral sobre identidades de gênero e diversidade sexual.

O conteúdo traz informações sobre assuntos como homofobia, Aids, religião, símbolos GLB e datas comemorativas. Além disso, tira dúvidas sobre nomenclaturas. Informações essas que são interessantes para todos, afinal mesmo sem querer ou saber você pode agir de forma preconceituosa com alguém.

Por exemplo, você sabia que o termo homossexualismo é preconceituoso e homossexualidade não? A explicação é simples: o final "ismo" em uma palavra é referente a doença e o final "dade" é usado para "modo de ser".

O guia explica ainda a diferença de nomenclatura utilizada para denominar cada tipo de pessoa. Você acha que Drag Queen e Travesti é a mesma coisa? Não é não. Drag Queen é o homem que se veste com roupa de mulher de forma extravagante para trabalhar se apresentando em eventos. Travesti é quem nasce com um gênero, mas tem identidade diferente, por isso muitos modificam o corpo com hormônios, silicone e plásticas.

Travestis não têm intenção de fazer mudanças de sexo. As pessoas que têm são chamadas de Transexuais.


É possível saber mais sobre a ABGLT no site da associação que é o www.abglt.org.br.

Por Larissa Alvarez

Comente