Lubrificante de camisinha que mata o HIV e outras DSTs

camisinhadstaids

Foto - Shutterstock

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são consideradas um dos maiores problemas da saúde pública em todo o mundo. A busca pela cura ou ao menos o aumento da prevenção na relação sexual é o foco de diversos estudos acadêmicos e empresas do ramo.

Esse é o caso da Starpharma , empresa de biotecnologia australiana que desenvolveu um preservativo projetado para matar o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis , como HPV e herpes.

A eficácia do preservativo está em seu lubrificante, nomeado de ‘VivaGel’, que contém 0,5% astodrimer de sódio, medicamento antimicrobiano não antibiótico, que atua como um composto contra o HIV.

A invenção foi comprovada para matar eficazmente 99,9% dos vírus, reduzindo assim o risco de doenças sexualmente transmissíveis, bem como o risco de gravidez.

Na Austrália, o projeto já recebeu aprovação certificada, o que significa que pode estar disponível para vendas dentro de alguns meses, em parceria com uma fabricante de preservativos, a Ansell.

Ficaremos na torcida para que o Vivagel também esteja disponível brevemente no Brasil. Já que, a Ansell possui presença no mercado nacional com a marca Blowtex.

A propagação de doenças sexualmente transmissíveis é uma questão global de longa data. Esta iniciativa é uma esperança de que os dados alarmantes de contração de doenças diminuam consideravelmente. A prática do sexo seguro sempre será a chave para evitar esse tipo de problema.


Por Vila Mulher

Comente