Lábios carnudos e olhos grandes fazem mesmo sucesso entre os homens?

Lábios carnudos  sinônimo de sensualida

Foto/Divulgação

Podem dizer o que quiser, mas se a pessoa que se aproximar de você não for bonita aos seus olhos, não adianta. A primeira característica que chama atenção de homens e mulheres é a física. A questão é que definir os traços que nos atraem no sexo oposto nem sempre é tarefa fácil.

Quem comprovou isso foram os psicólogos Christopher P. Said, da Universidade de Nova York, e Alexander Todorov, da Universidade Princeton, por meio de uma pesquisa feita com 20 homens e 20 mulheres. Os dois especialistas desenvolveram um programa computadorizado, com milhares de rostos e avaliações para tentar desvendar este enigma.

As 50 dimensões de características da face estavam divididas em duas categorias: forma (tamanho do nariz e grossura dos lábios) e refletância (luminosidade da face e tonalidades, como lábios vermelhos e sombreamento dos olhos). Apesar de homens e mulheres alegaram que as faces comuns são as mais atraentes, este aspecto não foi comprovado pelo programa.

A conclusão, na verdade, foi de que os homens são atraídos por rostos de mulheres com forma e refletância femininas, como lábios carnudos e olhos grandes. Já as mulheres preferem rostos masculinos com forma feminina, mas com refletância masculina, como pele mais morena. Mas será que está é a preferência dos homens no dia a dia?

"Lábios carnudos e olhos grandes são atraentes, sim. Mas uma pele lisa, bem cuidada também conta e muito. Eu, particularmente, gosto de um bom sorriso, por isso, os dentes também contam nessa hora", opina Marcos, estudante de 22 anos. "Quanto à preferência das mulheres, realmente elas parecem preferir os mais morenos", completa.

O professor Wellington, de 56 anos, concorda em partes com a pesquisa. Lábios carnudos são significativos, mas não acho que o tamanho dos olhos tenha a mesma relevância". E para surpresa das mulheres, ele é taxativo na hora de apontar qual aspecto da face as mulheres observam num homem: "O nariz".

O designer Ícaro tem 32 anos e é casado. Ele diz que gosta de lábios carnudos, desde que esteja em harmonia com rosto, olhos e cabelo. "Em relação aos olhos grandes, não gosto muito. E se foram claros, só consigo me atentar a eles e fico com a impressão de que estão saltando", explica. "Acho mais importante um olhar marcante, com os olhos menores, mais delicados, tipo Megan Fox".

Na hora da paquera, Ícaro acredita que os homens olham o conjunto, focando no corpo. Em uma ordem seria corpo, rosto, boca, cabelo e olhos. Depois, vem a simpatia. "Com minha esposa foi o conjunto: ela é alta e tem um cabelão liso, que chama a atenção, e a simpatia. Em relação aos traços, foi mais a boca do que os olhos, até porque ela tem uma pinta perto da boca, que dá certo charme".


Sobre a opinião das mulheres na pesquisa, o designer dispara: mulher é difícil de decifrar. "Acho que essas características mais delicadas elas gostam de admirar, mas gostam mesmo é de homem com traços mais fortes, ainda mais se tiver cara de safado".

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente