Convites de casamento

Foto Divulgação/ Convites - Santa Festa/ Caricaturas - Eduardo Moreira

Todo casamento começa com um bom convite. Através dele os convidados vão imaginar como e onde será o grande dia, seja ele um buffet, salão de festa, sítio de casamento ou mansão.

Sendo assim nem precisa dizer que ele deve combinar com o estilo da festa e do casal. “O gosto da noiva sempre predomina. Às vezes, a estampa do convite agrada tanto que ela acaba usando na decoração”, comenta Adriana Gurevich, da empresa Santa Festa.

Formal, informal, temático, personalizado, o mercado está repleto de opções. Conforme a empresária, aqueles com forro de estampa floral no envelope, acabamentos em cristal, ou com as iniciais em relevo seco são muito pedidos. Ela explica que a cor do texto acompanha a cor da estampa floral, que pode ser em tons de marrom, vinho ou fendi.

“Para um casal mais irreverente, que vai fazer um casamento na praia, por exemplo, é bacana enrolá-los em esteiras de palha de buriti, com um courinho para amarrar e uma estrela do mar pendurada”, indica a empresária.

Aqueles com caricaturas traduzem uma forma simpática e bem-humorada de chamar os convidados. Eduardo Moreira, caricaturista conhecido por suas ilustrações, quadrinhos e cartuns para cinema e materiais impressos, desenha vários modelos. “Uma cliente até pediu para eu colocar o ônibus, o papagaio e o cachorro da família no cartum”, comenta.

Com encomendas para o exterior (Estados Unidos, Argentina e Itália), Eduardo utiliza uma espécie de mesa digitalizadora e caneta eletrônica para fazer os desenhos, que transmitem a imagem produzida para o computador.

R.S.V.P.

A entrega dos convites deve ser feita entre oito e seis semanas antes da data do casamento. No caso de convidados residentes no exterior ou de outras cidades é necessário mais antecedência.

É importante informar quem convida (neste item normalmente são mencionados os nomes completos dos pais, mas em opções mais modernas os próprios noivos convidam), nome dos noivos, data, hora e local com endereço da cerimônia e da festa, endereço dos noivos ou de seus familiares.

Conforme o estilo do casamento é importante adicionar um cartãozinho de R.S.V.P. (Répondez S'il Vous Plâit - Responda por favor em francês) ou “Favor confirmar presença” com a data limite para confirmação. “É mais usado para festas com mais de 200 convidados”, completa Gurevich.

Por Juliana Lopes

Comente