Como recuperar o desejo sexual?

Veja como driblar a rotina e recuperar o apetite sexual
apetite-sexual

Foto - Shutterstock

A rotina, os problemas, as contas, os filhos. São diversos os fatores que podem atrapalhar a harmonia do casal e fazer com que aquela paixão do início do relacionamento se perca. O amor ainda existe, ainda há cumplicidade, mas o que se pode fazer para retomar o apetite sexual e reacender a chama? Quando é comum aparecer a falta de interesse?

Tanto os homens quanto as mulheres podem sofrer com a perda do apetite sexual. São muitas as causas desse problema e é preciso investigar para que se possa remediá-lo. Para os especialistas, existem três causas principais para a falta de desejo masculino: uma causa emocional, um período difícil ou o cansaço da rotina. No caso das mulheres, a razão pode ser física ou emocional. Para os dois, causas hormonais ou efeitos colaterais de algum medicamento também podem atrapalhar a libido. Para o diagnóstico, é preciso procurar um especialista.

Diálogo, sempre!

Os médicos consideram problema quando a falta de relações sexuais ultrapassa os seis meses. Mas não é preciso chegar a esse ponto. Se a questão for a rotina ou problemas emocionais do casal, é necessário abrir um diálogo para saber o que o outro pensa, a fase pela qual está passando e como, juntos, podem superar. Adicionar novidades ao relacionamento, novas abordagens, criar um clima ou mudar o visual pode ajudar a reacender a chama. 

Caso tenha filhos, para ter um momento a sós, converse com amigos ou familiares para que tomem conta das crianças e vocês possam ter alguns períodos de intimidade.

Quando buscar ajuda médica?

Se o problema for hormonal, é preciso um tratamento médico adequado. Tanto homens quanto mulheres podem passar por um desequilíbrio. Com o medicamento correto, a vida pode voltar ao normal, tanto para homens na andropausa quanto para mulheres na menopausa, pós-parto ou com qualquer outra disfunção. As mulheres também podem passar por problemas físicos ou de dor que atrapalhem a boa relação. 

Converse com o seu ginecologista e faça os tratamentos corretamente. Os problemas podem ir embora, o apetite sexual voltará e a harmonia do casal ficará completa novamente.


Comente

Assuntos relacionados: falta de apetite sexual tesão