Censo conta casais homossexuais no Brasil

Censo conta casais homossexuais no Brasil

Mais de 60 mil. Esse é o número de casais homossexuais existentes no Brasil, segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010, divulgados na última sexta-feira (29/04).

Em números absolutos, a região com mais casais homossexuais é o Sudeste, que abriga 32.202 casais, seguida pelo Nordeste, com 12.196 casais. O Norte tem o menor número de casais do mesmo sexo: 3.429, seguido do Centro-Oeste, com 4.141. A Região Sul tem pouco mais de 8 mil casais homossexuais. Entre os estados, São Paulo é o que tem a maior quantidade de casais homossexuais (16.872) e Roraima é o que tem menos, com apenas 96 casais.

Apesar do número expressivo, especialistas indicam que esse número deve ser muito maior, já que muitas pessoas que não se assumem por causa da família, da igreja, da religião, etc. Em entrevista, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, disse que acredita que este número é só a ponta do iceberg e que daqui a 10 anos, esse número será de 600 mil.


Vale lembrar que essa foi a primeira edição do recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contabilizar a população residente com cônjuges do mesmo sexo.

Por Larissa Alvarez

Comente