Benefícios dos lubrificantes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Benefícios dos lubrificantes

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana com mais de 2.400 mulheres comprovou que mais de 70% das mulheres que usaram lubrificantes à base de água durante o sexo vaginal ou anal perceberam um aumento significativo no prazer. E mais de 60% delas afirmaram que a mesma satisfação foi sentida durante a masturbação.

Segundo a psicóloga e sexóloga Dra. Carla Cecarello, também coordenadora do projeto Ambsex, os lubrificante à base de água realmente oferecem muitos benefícios para a mulher. "Eles não comprometem a saúde, ao contrário da vaselina, que corrói a mucosa vaginal e anal", afirma.

As mulheres que possuem problemas de diabetes e hipertensão, ou que estão na menopausa, precisam fazer uso desse tipo de produto. "O diabetes provoca uma doença chamada neuropatia, que reduz a lubrificação. O mesmo acontece com as que sofrem de vasodilatação ou que deixaram de menstruar", explica a sexóloga.

Dra. Carla ressalta ainda que os casais que não fazem preliminares - ou as realizam de maneira insatisfatória - devem recorrer ao lubrificante para facilitar na hora da penetração. "As mulheres que gostam de relações anais devem sempre utilizar o produto, uma vez que essa região não umedece", diz. "Ele pode ser utilizado também para fazer massagem, melhorando o grau de intimidade entre o casal".


Para escolher o melhor lubrificante, a sexóloga dá as dicas: "Precisa ser à base de água, de marcas conhecidas e aprovado pela Anvisa. É importante evitar aqueles com sabor, no caso de pessoas diabéticas, e com corante, pois as substâncias podem corroer as mucosas vaginal e anal, dar coceira e provocar dores na hora da penetração". E a especialista aproveita ainda para por um ponto final em uma crendice: "Lubrificante não prejudica o látex dos preservativos, desde que seja à base de água", afirma.

Por Juliana Falcão (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente