7 benefícios (deliciosos) do sexo para a saúde

Ele ajuda na qualidade do sono, na queima de calorias entre outros benefícios
sexo benefícios saúde

Foto: iStock/Kuzmichstudio

Sexo é bom e todo mundo gosta. O que nem todos sabem é que mais do que realizar fantasias e desejos, a prática sexual está diretamente ligada ao aumento da qualidade de vida. Segundo uma pesquisa realizada pela Durex Global Sex Survey, em 2014, o sexo melhora o humor para 63% dos homens e 72% das mulheres.

Segundo a sexóloga do site alemão C-date, Carla Cecarello, uma vida sexual satisfatória pode levantar a autoestima e trazer benefícios para o corpo e a mente. “A pessoa que possui uma autoestima elevada investe nela mesma, e isso traz benefícios do ponto de vista físico, emocional, profissional, espiritual e intelectual, o que consequentemente, traz uma melhora na qualidade de vida”, explica a sexóloga.

Ainda segundo a especialista, alguns mitos acerca dos benefícios do sexo ainda precisam ser quebrados. Resolver uma briga com sexo, por exemplo, é uma delas. “Uma briga nem sempre significa que, por medo de perder o parceiro, o sexo pode resolver”, explica Carla. A sexóloga explica ainda que a frequência nem sempre significa uma vida sexual saudável. “Para quem é mais jovem, por exemplo, a quantidade de sexo pode ser mais importante do que a qualidade. Isso varia em casa fase da vida”, comenta a sexóloga.

A especialista lista a seguir os principais benefícios da prática sexual para a saúde.

Queima de calorias:

O sexo é uma grande atividade física, porém não há nada que mostre quantas calorias são dispensadas durante a prática. “O que sabemos é que a mesma quantidade de oxigênio que se precisa no cérebro no momento do orgasmo é a mesma quantidade usada no cérebro para subir dois lances de escada ou caminhar 1,5km durante 30 minutos”, explica Carla.

Melhora do humor:

Durante a prática sexual, a liberação de dopamina no cérebro aciona a zona de prazer e traz a sensação de bem estar para o corpo humano. “Podemos enxergar claramente essa relação entre sexo e melhora do humor”, enfatiza a sexóloga.

Benefícios para o corpo: 

A sexóloga explica que fazer sexo ativa a circulação sanguínea, o que contribui para que o corpo não tenha dores devido à atividade física exercida e se sinta relaxado após o sexo.

Melhora na qualidade do sono:

Após o corpo atingir o orgasmo, um hormônio chamado prolactina é liberado. Ele é responsável por trazer a sensação de relaxamento e sonolência, o que pode contribuir para a melhora na qualidade do sono.

Alívio do estresse: 

O estresse está relacionado a diversas doenças cardíacas e problemas de saúde. A liberação de endorfina durante o sexo ajuda a aliviar as tensões e traz sensação de bem estar ao lado do parceiro.

Sexo reduz a depressão:

Segundo a sexóloga Carla Cecarello, a atividade sexual reduz os casos de humor depressivo, pois a sensação de bem estar e a melhora da autoestima ajudam nos casos de depressão.

Melhora da libido:

Fazer sexo também pode aumentar o apetite sexual e trazer uma vida sexual mais ativa para homens e mulheres.

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira sexo saúde da mulher