57% dos estupros no Brasil é feito por amigos ou parentes

Violência sexual

Foto - Shutterstock

O dado é alarmante: 57% dos estupros que acontecem no Brasil é feito por parentes e conhecidos das vítimas, e não em emboscadas, assaltos ou coisas do tipo, como se pensa. Durante a infância e a adolescência, os pais e padrastos são os maiores causadores da violência sexual. O levantamento foi feito pelo o Mapa da Violência, realizado pelo Instituto Sangari.

Depois disso, professores e amigos entram na lista, seguida de ex-parceiros. O pior é que muitas abusadas não denunciam os criminosos por vergonha ou por acharem que ninguém vai acreditar nelas, principalmente quando não há marcas de violência.

Nos Estados Unidos, o presidente Obama lançou recentemente uma campanha que visa intimidar os homens que abusam de universitárias (geralmente em festas, quando as mulheres estão bêbadas ou são facilmente dopadas). Com o lema 1 is 2 many", um trocadilho com o numeral 2 e a palavra "too", que em português significa algo como "um é demais", a campanha conta com apoio de famosos, como Daniel Craig e Benício del Toro. O vídeo dessa campanha está sendo veículado nos cinemas e na TV.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: violência mulher estupro