10 benefícios do sexo (além dos convencionais)

Veja como a saúde se beneficia com as relações sexuais
benefícios-sexo

Foto - Shutterstock

Fazer sexo regularmente não só pode fazer você se sentir bem e mais perto de seu parceiro, mas também fisicamente saudável. Muitos estudos científicos descobriram que um relacionamento amoroso, o toque físico e o sexo apaixonado podem trazer benefícios para a saúde, como por exemplo, baixar a pressão arterial. Aqui estão 10 benefícios surpreendentes em ter relações sexuais.

1 – Sexo te deixa mais jovem!

Um estudo realizado no Hospital Royal Edinburgh, na Escócia, estudou a vida sexual de alguns casais e concluiu que os que tinham a vida mais ativa e transavam pelo menos 4 vezes por semana, aparentavam ser cerca de 12 anos mais jovens.

2 - Melhora o condicionamento físico

De acordo com um estudo de 2010 publicado no The American Journal of Cardiology, a atividade sexual é comparável a um treino modesto em uma esteira. A boa farra mantém seu corpo em forma e pode queimar de 85-250 calorias, dependendo do comprimento e do vigor da sessão. 

3 – Sexo diminui o estresse

Pessoas que fazem sexo pelo menos uma vez a cada duas semanas são mais capazes de lidar com situações estressantes na vida, tais como falar em público. Durante o sexo, endorfinas e ocitocina (hormônios de bem-estar) são liberados e ativam o centro de prazer no cérebro que criam sentimentos de intimidade e relaxamento e ajudam a evitar a ansiedade e depressão. 

4 – Melhora o sono

Você já percebeu como cai em um sono profundo e tranqüilo depois do orgasmo? Isso acontece porque as mesmas endorfinas que ajudam a desestressar e relaxar também são responsáveis pelo sono profundo. Cindy M. Meston, Ph.D., diretora do Laboratório de Psicofisiologia Sexual da Universidade do Texas, em Austin, explica que não só são endorfinas liberadas durante o orgasmo, mas também outro hormônio chamado prolactina. "Os níveis de prolactina são naturalmente mais elevado quando dormimos, o que sugere uma forte relação entre os dois", diz ela. 

5 – Ao contrário do que dizem, sexo diminui a acne!

Ter relações sexuais elimina toxinas e equilibra os níveis de hormônio, o que pode ajudar a manter a pele mais clara. O sexo também melhora a circulação do sangue no corpo e ajuda a fornecer oxigênio para a sua pele. Isso também a deixa mais suave e macia. 

6 - Aumenta a imunidade do organismo

Um estudo da Pensilvânia descobriu que os estudantes que tiveram relações sexuais uma ou duas vezes por semana tinham maiores níveis de imunoglobulina A (IgA) em seus corpos, ou seja, maior imunidade.

7 – Transar alivia a dores

A onda de hormônios liberados após um orgasmo pode ajudar a aliviar qualquer dor irritante, de acordo com resultados de estudos realizados na Clínica de Dor de Cabeça na Southern Illinois University. No estudo, metade das mulheres que sofreram enxaquecas relatou alívio após o orgasmo. "As endorfinas que são liberadas durante um orgasmo se assemelham a morfina, efetivamente aliviando a dor", diz Cindy M. Meston, Ph.D., explica. 

8 – Ameniza a TPM

De acordo com um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, ter relações sexuais durante o período pode aliviar cólicas e ajuda a terminar o seu período mais rápido. O estudo também descobriu que o sexo durante a menstruação diminui o risco de endometriose. 

9 – Bexiga mais forte!

Sexo funciona como uma rotina de exercícios para os músculos do assoalho pélvico e quando feito regularmente pode ser muito benéfico. Além disso, quando você tem um orgasmo, as contrações dos músculos do assoalho pélvico também ajuda a afastar a incontinência.

10 – Sexo reduz as chances de câncer na próstata

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association constatou que homens que ejaculam com frequência (pelo menos 21 vezes por mês) são menos propensos a ter câncer de próstata. O estudo revelou que nem sequer precisa de um parceiro para colher esse benefício, sendo que a masturbação também conta.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: benefícios sexo sexo saudável