Tudo sobre macarrão

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Tudo sobre macarrão

Quando o assunto é macarrão, muitas dúvidas surgem à mente. Qual massa escolher, que molho combinar, como preparar... selecionamos as principais dicas, diretamente do site Cybercook para facilitar sua vida na cozinha. Confira!

Dizem existir mais de seiscentos tipos de massa. Para sopas, normalmente, utilizam-se os pequenos, como ave-maria, argolinha, vermicelli, estrelinha, anelzinho, padre-nosso, chumbinho, conchinha, letrinha, gravatinha, arrozinho, cabelo de anjo. Veja o que usar em cada preparação:

Para molhos, massas grandes e longas: espaguete, espaguetinho, talharim, fusili, furadinho, rigatone, ninho, tagliatele, fetuccini.

Para saladas: pene (ou pena), parafuso, gravatinha, tortinho, caracol.

Massas recheadas: Canelone, Lasanha, Capelete, Rondele, Ravióli.

Para cozinhá-lo, a quantidade de água recomendada é de, pelo menos, 2,5 litros para 250 gramas de massa. Use uma colher de chá de sal por litro de água. Quando a água estiver fervendo, junte o macarrão, aos poucos, para não diminuir a fervura. Mexa bem com um garfo, para soltá-lo.

O ponto ideal do cozimento é aquele que é chamado pelos italianos de "al dente", ou seja, quando a massa, embora cozida, ainda apresenta alguma resistência podendo ser mastigada. Normalmente, o macarrão nacional fica pronto em 10 minutos de fervura.

A receita de macarrão é uma só, mas se a receita básica não for seguida, o macarrão ficará grudado e seco, com o molho no fundo.

Os tipos mais usados no Brasil são o espaguete, o talharim e o furadinho. Podem ser usadas massas com ou sem ovos, do tipo caseiro ou massas frescas. Para calcular o tempo de cozimento, siga as instruções do fabricante.

O macarrão é preparado em água fervente, com sal, alho e um fio de óleo. Deve ser colocado na panela aos poucos, para manter a fervura da água. Após colocar todo o macarrão na panela, começar a contar o tempo de cozimento. Mexer algumas vezes, para não grudar.

Quando o tempo de cozimento for completado, apagar o fogo e retirar 1 ou mais conchas da água do cozimento, e reservar. Essa água será adicionada ao molho, para realçar o sabor, e quando for reabsorvida pela massa, fará que o molho grude na massa.

Após retirar a água do cozimento, adicione um copo de água fria à panela, mexa ligeiramente e coe o macarrão. Essa água fará parar o cozimento, e deixará o macarrão soltinho. Faz o mesmo efeito que a lavagem do macarrão, só que mantém o sabor. A lavagem lava o sabor também.


Coloque um pouco de manteiga, em uma travessa, e despeje. Cubra com o molho, mexa bem e sirva imediatamente, antes que esfrie.

Nunca lave o macarrão que vai ser servido imediatamente. Só lave o macarrão em caso de receitas específicas, de acordo com as instruções das receitas. Quando o macarrão for lavado, toda a água do cozimento deve ser reservada, para reaquecer o macarrão. Assim o sabor lavado, será devolvido ao macarrão. Seguindo as instruções, você terá um macarrão saboroso, soltinho e com o molho incorporado à massa.

Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente