Teriyaki de Salmão

Teriyaki quer dizer grelhado com molho tarê, esse prato pode ser feito com frango, carne, peixe ou frutos do mar. No Japão, cada restaurante tem a sua receita exclusiva para o molho, alguns fazem com caldo de peixe, outros com caldo de frango, dependendo com o que vai ser servido. Aqui no Brasil ele é bastante consumido acompanhando o sushi salmon skin. Essa receita de tarê é bastante versátil, pois vai bem com muitas opções.

Rendimento

2 porções

Ingredientes

  • 120 gr de salmão
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de Óleo de soja

Molho

  • 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara(s) (chá) de shoyu
  • 1 xícara(s) (café) de saquê
  • 1 xícara(s) (café) de saquê mirim

Modo de preparo

Tempere o filé de salmão com a pimenta do reino branca e o sal. Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira grossa. Grelhe o salmão por três minutos de cada lado ou até ficar no ponto desejado. Cubra com o molho tarê e sirva.

Molho

Misturar todos os ingredientes numa panela e reduzir pela metade em fogo médio.

Dicas

- No seu próximo churrasco experimente fazer o frango com esse molho.Pouco antes de ele ficar pronto pincele-o com um pouco de tarê. - Você pode acrescentar um pouco de gengibre ao seu molho. - Se você não encontrar o saquê mirim (licoroso),use o saquê tradicional. - Em alguns restaurantes o molho é acrescido nos últimos instantes em que o alimento está sendo grelhado, fazendo com que forme uma cobertura brilhante.

Dicas - No seu próximo churrasco experimente fazer o frango com esse molho. Pouco antes de ele ficar pronto pincele-o com um pouco de tarê. - Você pode acrescentar um pouco de gengibre ao seu molho. - Se você não encontrar o saque mirim (licoroso), use o saque tradicional. - Em alguns restaurantes o molho é acrescido nos últimos instantes em que o alimento está sendo grelhado, fazendo com que forme uma cobertura brilhante.

Receita originalmente do CyberCook.com.br

Comente

Assuntos relacionados: Asiática Japão Pratos Principais