Sopa light: boa opção para se aquecer no inverno

massa

Abima

O inverno chegou e nada melhor do que um bom prato de massa com vinho para se aquecer, não é mesmo? Mas também estamos acostumados a pensar que no frio engordamos mais e, por isso, devemos comer menos. Mas será que é isso mesmo? Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Medicina Esportiva, explica que não é bem assim. "Neste período, nosso corpo sente necessidade de se aquecer frente à temperatura externa e, para isso, gasta mais energia e calorias".

Então, por que engordamos? O problema está, como sempre, no excesso. De acordo com Vanderli, com o maior gasto de energia, nosso organismo pede mais comida para repor o que perdemos, e acabamos ingerindo mais do que o necessário. Além disso, ficamos mais preguiçosos. "Deixamos de ir à academia ou fazer caminhadas e, com menos exercícios e mais comida, a conta não fecha e engordamos", diz a nutricionista. Uma boa opção para manter o peso neste período é a ingestão de carboidratos, fontes de energia presentes em massas, pães e biscoitos.

O macarrão, por exemplo, tem baixo índice glicêmico, o que prolonga a sensação de saciedade. Com isso, demoramos mais tempo para sentir fome e evitamos comer em excesso. Um bom prato de macarrão a bolonhesa ou alho e óleo é uma refeição nutritiva e rápida de fazer, ideal para este tempo. Outro prato preferido em baixas temperaturas é a sopa, que pode ser de legumes, canja ou com verduras refogadas e acompanhadas pelo macarrão, em formato argolinha (Anelli), Ave Maria (Avemarie) ou Pai Nosso (Padre Nosso/ Paternoster), mais comuns neste tipo de refeição. "Uma dica é usar canela, gengibre em pó e louro como temperos, pois eles dão sensação de aquecimento interno", aconselha a nutri.

Para ajudar no cardápio do friozinho, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), sugere uma sopa deliciosa, muito fácil de fazer, e o melhor de tudo: light! Confira a receita abaixo:

Sopa light com gravatinha

Rendimento: 4 porções

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:

3/4 xícara de chá de macarrão no formato gravatinha

1 colher de sopa de azeite

1 xícara de chá de cebola cortada em cubinhos

2 litros de água quente ou caldo de carne caseiro

3 sachês de caldo de legumes em pó

1 xícara de chá de mandioquinha salsa (batata baroa)

½ xícara de chá de abobrinha caipira

½ xícara de chá de abobrinha italiana

1 xícara de chá de cenoura cortada em cubinhos

½ xícara de chá de bulbo de alho poro picado (opcional)

½ xícara de chá de tomate fresco sem pele, cortado em cubinhos

4 colheres de sopa de cebolinha verde fresca cortada a gosto

½ xícara de chá de salsa fresca picada a gosto

Sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela de pressão com o azeite e refogue rapidamente a cebola. Acrescente a água, os saches de caldo em pó e deixe ferver. Junte a mandioquinha, as abobrinhas, a cenoura, o alho poró e o tomate.

Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos após o início da fervura. Retire do fogo, aguarde sair toda a pressão, acrescente o macarrão e tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto.

Tampe a panela, volte ao fogo e deixe ferver por mais 2 minutos após início da pressão. Desligue o fogo, aguarde sair toda a pressão e sirva bem quente polvilhado com a salsinha fresca e decorado a gosto.

Por Vila Mulher

Comente