Risotos: praticidade e sabor!

Risotos praticidade e sabor

Depois da pizza e do macarrão parece que os risotos também já fazer parte do nosso cardápio trivial. Risotto em italiano significa arrozinho, e sua característica principal é a cremosidade. O arroz depois de cozido deve ficar bastante úmido, mais ainda com a adição da manteiga em sua finalização.

Para o risoto ter esta cara é preciso também usar o arroz adequado. O mais usado aqui no Brasil é arbóreo, um subtipo italiano. Ele é um arroz mais fino, mais durinho e que já tem em suas propriedades a tendência de "empapar", quanto mais se mexe o risoto, mais ele fica cremoso.

Segundo o chef italiano Felice Capurso, outra detalhe importante é o ponto de cozimento dos grãos. “Assim como nas massas, o ponto correto é o “al dente”. Para saber quando o arroz chega a este ponto, o grão partido ao meio deve estar com um pontinho branco, da mesma espessura de um fio de cabelo”.

Ingredientes para risotos? O que a sua imaginação quiser. “É justamente essa mistura de ingredientes que faz a grande magia do prato”, finaliza o chef.

Algumas receitinhas para fazer em casa:

Risoto de cogumelo de alho-poróRisoto de champignonRisoto de limãoRisoto alla milanese

Comente

Assuntos relacionados: culinária macarrão pizza sabor risotos cozinha