Receita Básica de Macarrão

Rendimento

5 porções

Ingredientes

Massa

  • 1 pacote(s) de espaguete
  • 5 litro(s) de Água
  • 1 colher(es) (sobremesa) de tempero alho e sal
  • 1 colher(es) (sopa) de Óleo de soja

Molho

  • 1 caixinha(s) de molho de tomate
  • 3 colher(es) (sopa) de manteiga

Montagem

  • quanto baste de queijo ralado

Modo de preparo

Massa

Ferva a água, com o tempero de sal e alho e o óleo. Quando a água estiver fervendo, coloque o macarrão aos poucos, para não parar a fervura. Quando acabar de colocar o macarrão na panela, comece a contar o tempo de cozimento, indicado pelo fabricante na embalagem, geralmente esse tempo é de 8 a 12 minutos. Mexa de em quando, para evitar que os fios de macarrão grudem. Terminado o cozimento, apague o fogo, separe 2 conchas da água do cozimento do macarrão e reserve. Para 2 porções de macarrão reserve 1 concha da água do cozimento, para o pacote inteiro (500g), reserve 2 conchas Coloque um copo de água fria na panela, mexa com a colher de pau e coe o macarrão, imediatamente, no coador de macarrão. Se o macarrão ficar na água quente, vai continuar cozinhando, e vai empapar. A água fria é usada para parar o cozimento. Nunca lave o macarrão, se lavar o macarrão esfria e perde o sabor.

Molho

Enquanto cozinha o macarrão, coloque o molho com a manteiga em uma panela pequena, e aqueça em fogo brando. Quando o macarrão ficar pronto, misture 2 conchas da água do cozimento do macarrão reservada, no molho, deixe ferver e apague o fogo. A manteiga e a água do cozimento do macarrão farão que o molho seja absorvido pela massa, e fique grudadinho na massa.

Montagem

Coloque o macarrão cozido e escorrido em uma travessa, coloque o molho por cima, mexa ligeiramente e sirva, acompanhado de queijo ralado. Sirva o macarrão bem quente.

Receita originalmente do CyberCook.com.br

Comente