Porco Mu Shu

A cozinha do norte, também chamada de Peking, engloba as regiões de Shantung, Hopei e Honan. Cebola, alho e cebolinha estão presentes em muitos pratos, além de massas e grãos como o trigo, o milho e a soja. Peking, situada na província de Hopei, foi o centro gourmet da China durante o século XVII. A cidade imperial atraiu os principais cozinheiros da China, que trouxeram suas influências regionais. O norte da China também foi invadido por mongóis e muçulmanos, que trouxeram o costume de comer carne, principalmente a de carneiro. O prato mais famoso dessa região é o pato peking, que é assado em um forno especial e servido com as panquecas mandarim e um molho adocicado. O termo mandarim era usado antigamente por estrangeiros para designarem oficiais de alto escalão e acabou sendo usado para pratos refinados.

Rendimento

5 porções

Ingredientes

  • 500 gr de carne de porco
  • 4 unidade(s) de ovo
  • 100 gr de cogumelos shitake em tiras
  • 50 gr de cebolinha verde
  • 6 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
  • 4 colher(es) (chá) de shoyu
  • 2 colher(es) (chá) de conhaque
  • 1 colher(es) (chá) de Óleo de gergelim torrado
  • quanto baste de sal

Modo de preparo

Fatie o porco finamente. Pique a cebolinha e separe a parte branca da parte verde. Coloque 1 colher(sopa) de óleo na panela e quando estiver quente acrescente o shitake e salteie por 30 segundos. Retire e reserve. Limpe e seque a panela. Bata os ovos com 1 colher(sopa) de óleo, unte a panela e espalhe o ovo para formar uma panqueca fina. Retire e corte em tirinhas. Limpe e seque a panela. Coloque o restante do óleo e acrescente a parte branca da cebolinha. Quando começar a dourar acrescente o porco. Quando o porco perder o tom rosado acrescente o conhaque o shoyu e o sal. Acrescente o shitake, o ovo e finalize com o óleo de gergelim e a parte verde da cebolinha. Observações: Coloque a carne de porco no freezer por meia hora para facilitar o corte. Sirva com arroz.

Fritar mexendo: O wok é uma panela côncava e funda muito usada na China. Seu formato permite que o calor seja distribuído de maneira uniforme. Uma das técnicas usadas com o wok é a de fritar mexendo, que permite que os alimentos sejam cozidos por igual e no ponto certo. Aqui vão algumas dicas para que você possa fazer isso em casa. Se você não tiver um wok você poderá utilizar um tacho ou uma panela funda. - Deixe todos os ingredientes cortados ao alcance de suas mãos. - Aqueça a panela por um minuto. - Adicione o óleo fazendo com que ele escorra por toda a superfície da panela. - Quando o óleo estiver quente adicione a carne. - Quando a carne começar a dourar mexa constantemente por dois minutos e tire-a do fogo. - Adicione os vegetais de consistência mais firme como a cenoura, cebola e o pimentão e comece a mexer imediatamente. - Continue a adicionar os vegetais mais delicados como acelga, brócolis e repolho. - Coloque a carne no wok novamente mexa bem, acrescente o molho e sirva imediatamente.

Comente

Assuntos relacionados: Asiática China Pratos Principais Carnes