Peixe Cozido no Saquê

Saquê: O saquê originou-se na China por volta de 4800 a.C. Ele chegou ao Japão 5000 anos depois e se transformou na bebida nacional. Existem aproximadamente 1500 produtores de saquê no Japão. A grande maioria são pequenos fabricantes que elaboram artesanalmente essa deliciosa bebida. O saquê é feito através da fermentação do arroz. O arroz usado é cultivado exclusivamente para a confecção do saquê e é diferente do arroz usado para o sushi. Seus grãos são mais longos e tem uma grande concentração de amido. Uma garrafa de saquê dura aproximadamente um ano e meio e depois de aberta deve ser guardada na geladeira e consumida no máximo em duas semanas. Ao contrário do vinho, não se deve envelhecer o saquê. Há uma única exceção, o saquê Ko Shu, que é envelhecido e tem uma coloração marrom amarelada. Não existe uma regra precisa para se servir esta bebida. No Japão, muitas pessoas o bebem gelado em pequenos copos de vidro. Em casas mais tradicionais ele é servido em caixinhas de madeira ou laqueadas. Há uma tradição antiga de transbordar o copo na hora de servir, alguns dizem que é um sinal de generosidade, outras que é para trazer sorte e abundância.

Rendimento

2 porções

Ingredientes

  • 500 gr de linguado
  • 60 ml de saquê
  • 1/2 colher(es) (chá) de sal
  • 1/4 colher(es) (chá) de amido de milho
  • 1/4 maço(s) de agrião
  • 1 colher(es) (sobremesa) de gergelim branco torrado(s)

Modo de preparo

Corte o peixe em pequenas postas (sem pele e espinhas) e coloque-o em um vasilhame refratário. Tempere com sal e adicione o saquê. Cubra o vasilhame com um filme plástico. Cozinhe no vapor por dez minutos. Transfira o caldo que se formou para uma panela e engrosse com maizena. Coloque o peixe em um prato, regue com o molho e enfeite com as sementes de gergelim e os ramos de agrião.

Como cozinhar no vapor: Se você não tem uma panela própria para cozimento no vapor, você poderá improvisar uma da seguinte forma: - Encha uma panela grande com dois dedos de água. - Coloque um vasilhame pequeno de cabeça para baixo e deposite um prato sobre ele. - Se você for colocar os alimentos diretamente sobre o prato, forre-o com folhas de repolho para que não grudem. Se a comida estiver em um vasilhame isso não será necessário. - Coloque um peso sobre a tampa para o vapor não escapar.

Comente

Assuntos relacionados: Asiática Japão Pratos Principais