Paad Thai

A comida na Tailândia O arroz tem um papel fundamental em muitos países da Ásia. Na Tailândia isso não é diferente. Lá ele foi cultivado pela primeira vez, muitos anos antes de tê-lo sido feito na China. O tipo mais comum é o arroz jasmim, que é mais perfumado e acompanha quase todas as refeições. As refeições são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo. O equilíbrio de sabores e texturas é muito importante. Geralmente é servido uma sopa, um prato picante (caril ou curry), um tipo de molho onde são mergulhados vegetais ou peixes e uma salada. Tudo para acompanhar o arroz. Existem muitos pratos com pimenta, mas é servido apenas um por refeição. A pimenta foi levada para a Ásia pelos comerciantes e exploradores espanhóis, trazida da América central. A comida na Tailândia é tão barata que é mais fácil as pessoas comerem fora de casa. Grande parte dos restaurantes tem um público de turistas estrangeiros e os melhores ficam em hotéis ou praias turísticas. Os condomínios comerciais têm seus próprios restaurantes, que geralmente são bons e baratos. Existem milhares de barracas espalhadas pela rua que servem comidas de todos os tipos e variedades. Desde peixes, frangos e massas até formigas e gafanhotos.

Rendimento

5 porções

Ingredientes

  • 500 gr de bifum
  • 2 unidade(s) de ovo batido(s)
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
  • 150 gr de camarão rosa limpo(s)
  • 30 gr de camarão seco picado(s)
  • 2 colher(es) (sopa) de suco de tamarindo
  • 3 colher(es) (sopa) de suco de limão
  • 3 colher(es) (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 talo(s) de cebolinha verde picada(s)
  • 50 gr de broto de feijão
  • 2 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça picada(s)
  • 30 gr de amendoim torrado(s) e sem casca
  • quanto baste de coentro para decorar
  • 100 ml de Óleo de soja
  • quanto baste de sal

Modo de preparo

Coloque o bifum de molho em água quente durante 20 minutos ou até que fique macia. Em uma panela grande ou wok (panela chinesa), acrescente o óleo, refogue o alho e a pimenta. Acrescente o camarão, frite-os por dois minutos e reserve. Na mesma panela, acrescente o ovo mexendo sempre e quando começar a cozinhar coloque o macarrão e misture bem. Acrescente aos poucos o camarão seco, o suco de tamarindo, o limão, o açúcar mascavo, a cebolinha picada e o broto de feijão. Volte os camarões. Mexa bem por cinco minutos, corrija o sal e sirva em seguida. Decore com o amendoim, as folhas de coentro e, se quiser, umas rodelas de limão.

Entenda um pouco mais sobre os ingredientes tailandeses: - Caril ou curry tailandês: existem muitos tipos de caris tailandeses. Eles são diferentes do caril indiano conhecido no Brasil. Geralmente são pastas e são designados pela cor. Eles são feitos com ervas, especiarias, pimentas, raízes, alho, cebola, pasta de camarão e sal. - Galangal: raiz muito parecida com o gengibre. Tem sabor e textura mais suave e é utilizada em sopas e caris. - Manjericão doce: da mesma família do manjericão, muito comum na Tailândia, usado em pratos temperados com caril. - Molho de peixe (Nam Pla): usado em muitos pratos, é o sabor característico da cozinha local. É feito de peixes ou frutos do mar fermentados e tem um sabor bem salgado. - Leite de cõco: quase todos os pratos de caril são feitos a base de leite de côco. - Folhas de limão kaffir: folhas de um tipo de limão que tem a casca bem grossa e empelotada. Usadas em muitas receitas. - Macarrão de arroz: massa feita com farinha de arroz, usada no tradicional Paad Thai. É vendida seca e precisa ficar de molho antes de ser usada. Tem um sabor único. - Polpa de tamarindo: muito usado em pratos salgados tem um toque de acidez bastante interessante. - Erva cidreira: geralmente é usada a parte branca em pratos de caril. - Arroz Jasmim: espécie aromática com um sabor bastante agradável. Tradicionalmente é cozido sem sal.

Comente

Assuntos relacionados: massas Asiática Pratos Principais Tailândia