Kare Rice

Muitas pessoas pensam que comida japonesa é somente peixe cru e que o sushi seria o “arroz e feijão” deles, presente diariamente em quase todas as refeições. Na verdade o sushi é um prato que representa a culinária japonesa, mas é consumido com menor freqüência devido ao seu custo e dificuldade de preparo. Um dos pratos que pode ser considerado o “arroz e feijão” do Japão é o kare, versão japonesa do curry indiano. Existem muitas variações do kare. O Kare rice (curry com arroz) é uma opção comum para almoço e jantar. Além do arroz pode ser servido com macarrão ou pão. O curry japonês é mais grosso e inclui geralmente vegetais como cebola, cenoura, batata e algum tipo de carne como frango, carne, porco ou frutos do mar. Pode ser acompanhado também por algum tipo de conserva. No Japão existe um tempero pronto à base de curry que você acrescenta ao caldo com a carne e os vegetais, que tempera e dá uma consistência cremosa ao prato. Esses temperos variam do mais suave ao extremamente picante. Ele pode ser encontrado em alguns supermercados ou mercearias orientais aqui no Brasil. De qualquer forma você pode fazer a seguinte receita:

Rendimento

4 porções

Ingredientes

  • 500 gr de músculo bovino em cubos médios
  • 2 unidade(s) de cebola em pétalas
  • 2 unidade(s) de cenoura em pedaços médios
  • 1 unidade(s) de batata em pedaços pequenos
  • 2 colher(es) (sopa) de curry em pó
  • 2 colher(es) (sopa) de amido de milho diluido(s)
  • quanto baste de caldo de carne para cobrir
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de Óleo de canola para refogar

Acompanhamento

  • 2 xícara(s) (chá) de arroz japonês
  • 2 xícara(s) (chá) de Água

Modo de preparo

Sele os cubos de carne em uma panela de pressão, em óleo quente, até ficar bem dourado. Reserve. Na mesma panela, acrescente as cebolas e refogue até ficar bem douradas também. Se necessário, acrescente mais óleo. Volte a carne para a panela, acrescente parte do caldo, um pouco de sal e cozinhe na pressão por meia hora. Abra a panela, acrescente as batatas e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione mais caldo se necessário. Quando as batatas começarem a amolecer, adicione as cenouras e o curry. Cozinhe por alguns instantes, engrosse com o amido diluido em água e corrija o sal.

Acompanhamento

Coloque o arroz em uma peneira grande, dentro de uma bacia com água, e lave esfregando os grãos levemente, para que não quebrem, por 20 vezes. Troque a água e repita a essa operação mais duas vezes. Escorra o arroz, coloque em uma panela funda, junte a água e coloque em fogo alto até levantar fervura, após isso abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por quinze minutos. Apague o fogo e deixe descansar por dez minutos sem abrir a panela. Em seguida revolva o arroz com uma espátula cuidadosamente. Coloque um pano seco por cima, feche a panela e aguarde por mais dez minutos. Sirva o kare sobre o arroz em uma tigela.

Dicas: - Você pode utilizar o arroz tradicional no lugar do gohan; - Se você quiser dar um sabor especial você pode acrescentar cubos de maçã sem casca; - Você pode fazer uma variação sem a carne, somente com os vegetais e servir acompanhado de um bife à milanesa, fica ótimo; - Você pode fazer esse prato em grandes quantidades e congelar uma parte.

Receita originalmente do CyberCook.com.br

Comente

Assuntos relacionados: Asiática Japão Pratos Principais Carnes