Abóbora recheada à moda vegana

aboborarecheada

foto: divulgação

Que tal se deliciar neste fim de semana com esse cozido de abóbora recheada robusto e substancioso? Dica do livro "A Nova Culinária Vegana" da Editora Alaúde. Confira!

Abóbora recheada com cozido sul-americano à moda vegana

Ao testar receitas para escrever um artigo para o Vegetarian Times, ofereci um jantar para saber como se sairiam as minhas criações. A abóbora recheada foi uma verdadeira revelação. Meus convidados tinham as mais variadas inclinações gastronômicas - desde adeptos de fast-foods a autênticos gourmets -, mas todos, sem exceção, se deliciaram com esse cozido robusto e substancioso. Essa reação foi muito importante para mim, pois percebi que todo mundo tem fome de alimentos nutritivos.

Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes:

8 damascos secos picados grosseiramente

6 ameixas secas picadas grosseiramente

1½ xícara (chá) de água quente

1 abóbora-japonesa (cabochan) inteira de cerca de 2 kg

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola picadinha

2 dentes de alho picadinhos

1 lata (380-400 g) de tomates pelados inteiros picados grosseiramente mais o caldo

¼ de xícara (chá) de concentrado de tomate

2 batatas cortadas em cubinhos

1 batata-doce cortada em cubinhos

1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos

½ xícara (chá) de milho verde cozido em conserva ou congelado

400 g de feijão-roxinho cozido e escorrido

1 colher (sopa) de mirin

1½ colher (chá) de sal marinho(ou mais a gosto)

1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo:

Em uma tigelinha, coloque 1½ xícara (chá) de água quente, os damascos e as ameixas e deixe de molho por pelo menos 2 horas ou por uma noite. Essa água ficará bem adocicada, quase como um xarope. Escorra, e reserve a água.

Preaqueça o forno a 175 °C. Unte uma assadeira grande com um pouco de azeite. Lave bem a casca da abóbora e seque. Com uma faca afiada e pontuda, corte um círculo (de 6 a 8 cm de diâmetro) na parte de cima da abóbora e reserve a tampa. Retire os filamentos e as sementes e as fibras (lembre que eles podem ser usados em outro preparo). Coloque a abóbora e a tampa na assadeira untada. Passe azeite em toda a casca da abóbora para evitar que a parte externa resseque. Reserve.

Em uma panela de fundo grosso, aqueça as 2 colheres (sopa) de azeite restantes em fogo médio. Ponha a cebola e o alho e refogue por 3 minutos ou até a cebola ficar translúcida. Adicione os tomates e seu caldo e o concentrado de tomate. Mexa por 3 minutos ou até agregar os ingredientes. Acrescente a batata, a batata-doce e a água da demolha das frutas secas e deixe cozinhar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo para médio a brando, tampe a panela e deixe cozinhar devagar por 12 minutos ou até as batatas ficarem quase macias. Junte o pimentão, o milho verde, os damascos e as ameixas demolhados. Cozinhe sem a tampa por 3 minutos ou até o pimentão começar a amolecer. Acrescente o feijão, o mirim, o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe por

5 minutos ou até as batatas ficarem macias; elas não vão amolecer muito mais dentro da abóbora.

Com cuidado, despeje esse cozido dentro da abóbora e coloque a tampa. Reserve o cozido que não couber na abóbora, mantendo-o quente, para servir à parte.

Asse a abóbora por 1h15min ou até ficar macia. Para testar, espete um garfo; se ele entrar facilmente a abóbora está no ponto. Lembre que o tempo de forno vai depender do tamanho da abóbora. Se preferir, tire a tampa da abóbora e espete o garfo diretamente na polpa, para verificar se está macia.

Coloque a abóbora em uma travessa. Retire a tampa e corte-a em fatias com cerca de 3 cm de espessura, cortando a partir da borda. A abóbora deve ficar aberta como uma flor, e o cozido escorrendo por entre as fatias. Sirva cada fatia da abóbora e uma boa colherada do cozido para cada convidado.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: receita abóbora recheada moda vegana