5 pratos ‘gordos’ em receitas light

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
receitas

Shutterstock

Que tal tornar o dia a dia mais gostoso e nutritivo? A coordenadora do curso de gastronomia do IBMR, Ana Gonçalves, explica que "trocar ingredientes pelo menos calóricos pode ser uma opção muito boa para transformar os alimentos considerados ‘gordos’ em mais leves sem prejuízo do sabor e mais nutritivos". Veja cinco deliciosas sugestões de receita!

1.Bife à parmegiana: Ingredientes clássicos: alcatra; farinha de trigo; ovos; pitada de sal; farinha de rosca; extrato de tomate; óleo para fritura e mussarela.

Dicas: Trocar a alcatra por file mignon mais macia e sem gordura aparente; farinha de rosca e trigo por farinha de Panko (feita de pão de forma branco sem açúcar torrado e moído no liquidificador) mais leve e textura linda para empanar; extrato de tomate por tomate Pelati triturado essa é uma ótima dica muito menos condimentos e calórico. O queijo muçarela de vaca pode ser trocado pela de muçarela de Búfala ralada em ralo grosso. Monte os bifes com o molho e o queijo e leve ao forno baixo para cozinhar lentamente.

2.Hambúrguer: Ingredientes clássicos: os industrializados normalmente contém carne; ovo; condimentos e Sal. Pão de hambúrguer.

Dicas: Para preparar o hambúrguer moa sua própria carne ou frango, magra sem pele e sem gordura aparente. Misture condimentos liquidificados frescos, alho, cebola, manjericão, salsa e cebolinha com sal marinho. Não precisa do ovo, é só fazer bolinhas e dar uma amassada no final. O Pão troque por um pão light sem açúcar. Coloque alface e tomate para dar saciedade.

3.Lasanha de Carne: Ingredientes clássicos: massa fresca ou seca; carne moída; molho vermelho e molho branco.

Dicas: Troque a massa por berinjelas grandes cruas coloque molho fresco de tomates batidos maduros; coentro; azeitonas sem caroço cortadas; queijo light e blanquet de peru moído. Muito menos calórica e maravilhosa trocas de nutrientes.

4.Arroz à Piamontese: Ingredientes clássicos: arroz branco; óleo; alho; sal; champignon; queijo muçarela e creme de leite.

Dicas: Não use champignons em conserva e sim o fresco encontrado nas feiras e bons supermercados, contém normalmente muito sal; o queijo pode ser um tipo curado ou light e o creme de leite substituir o de vaca por um de soja. Fica delicioso!

5. Risoto base: Ingredientes clássicos: arroz tipo arbóreo; azeite; margarina; caldo de galinha; sal e temperos.

Dicas: Apesar de o risoto ser um prato típico italiano ou francês deve ser feito sempre com arroz arbóreo sua troca pode ser feita por cereais mais nutritivos como o arroz integral; selvagem e negro. Eles oferecem mais fibras, por isso é ótimo para melhorar o funcionamento do intestino e promover a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e demore a sentir fome novamente. Outra dica é utilizar caldo de legumes feitos em casa, dispensar os industrializados e os em pó.

Por Vila Mulher

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: receitas saudáveis receitas gostosas