3 receitas Low Carb para a marmita do trabalho

Especialista em emagrecimento ensina receitas práticas que matam a fome e ajudam a perder peso
Burrito de presunto

Burrito de presunto. Foto: iStock_fpwing

Quando se fala em emagrecer e manter uma alimentação saudável, torna-se um grande desafio conciliar alimentos que sejam práticos, saborosos e de qualidade. Achar alimentos low carb então... nem se fala, já que os supermercados estão cheios de opções de fácil consumo e recheadas de açúcares, como explica Rodrigo Polesso, certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, especialista em emagrecimento e criador do programa online Código Emagrecer de Vez. 


“Um dos grandes vilões do emagrecimento é o consumo de carboidratos refinados e processados, logo, a ciência sugere que favoreçamos o consumo de gorduras de qualidade e proteínas de alto valor biológico, já que estes irão ajudar a reprogramar o metabolismo e o sistema hormonal do corpo para uma queima natural de gordura e não para seu armazenamento como no primeiro caso, restabelecendo o funcionamento do hormônio insulina no sangue.”, ensina.

Pensando nisso, e levando em conta a necessidade de ser prático no dia a dia, o especialista apresenta três receitas que unem rapidez e baixo teor de carboidratos.

1- Pãozinho Oopsie

Pão Oopsie

Pão Oopsie. Foto: Reprodução/healthyrecipesblogs

Se a ideia é fazer um sanduíche, o segredo é fazer uma massa nutritiva e sem farinha branca para substituir o pão.

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 110g de cream cheese
  • 1 pitada de sal
  • ½ colher de chá de fermento em pó
  • Modo de Preparo:

    Quebre os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras com uma pitada de sal até que fiquem bem firmes, de forma que não caiam mesmo virando-o para baixo. Em outro recipiente, misture bem as gemas e o requeijão, adicionando em seguida o fermento em pó. Depois, junte as duas misturas com cuidado, mantendo o ar na mistura das claras. Faça de 6 a 8 pãezinhos no formato que preferir e leve ao forno a uma temperatura de 150 graus por aproximadamente 25 minutos, até que eles comecem a dourar. Você pode comê-los com pasta de amêndoas, queijo ou o que preferir.

    low carb marmita

    A marmita do trabalho pode ter menos carboidratos dependendo da receita. Foto: iStock_Milkos

    2- Burrito de presunto

    Burrito de presunto

    Burrito de presunto. Foto: iStock_fpwing

    Além de rápida, esta versão mais leve da tradicional receita mexicana é fácil de preparar para levar ao escritório.

    Ingredientes:

  • Presunto de boa qualidade em fatias grandes (ou utilize mais de 1 fatia em cada burrito)
  • 2 ovos
  • Legumes cortados à gosto (espinafre, azeitonas, pimentões, tomate, entre outros, ao menos 100g)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Modo de Preparo:

    Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e adicione a manteiga. Cozinhe os legumes ao estilo sauté, e depois acrescente à panela os ovos já misturados, permitindo que eles formem uma “massa” junto dos legumes.

    Enrole a mistura de ovos e legumes nas fatias de presunto, e depois deixe os burritos enrolados na frigideira por alguns segundos até dourar.

    3- Bombinha de bacon e ovos

    Bombinha de bacon e ovos

    Bombinha de bacon e ovos. Foto: Reprodução

    Além de ser uma excelente opção de lanchinho da tarde e até café da manhã, as bolinhas podem ser substitutas dos salgadinhos de festas, muito saborosas, ricas em proteínas e gorduras de qualidade.

    Ingredientes

  • 2 ovos grandes
  • 55g de manteiga ou ghee em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de maionese natural
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 4 fatias grandes de bacon (120 g)
  • Modo de Preparo:

    Leve o bacon ao micro-ondas por cerca de 4 minutos ou até ficar crocante. Cozinhe os ovos (use uma pitada de sal na água para que não se quebrem), descasque-os e misture com a manteiga e a maionese em uma tigela, acrescentando o sal, a pimenta e a gordura do bacon. Amasse e misture bem com um garfo.

    Leve a mistura à geladeira por 30 minutos para ficar mais sólida, quebre o bacon em pedacinhos e, com uma colher de sopa ou de sorvete, faça bolinhas com os ovos e role-as no bacon. As “bombinhas” já estão prontas para consumo, e podem ser mantidas em geladeira por no máximo 5 dias.

    Por Thamirys Teixeira

    Comente