Pizza primavera

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Pizza primavera

foto/reprodução: Zen Can Cook

O nome da pizza é fácil de entender o porquê. Olha que visual colorido e apetitoso! O diferente dessa receitinha é que, além de ser adapatada para um lanchinho individual, você pode incluir qualquer ingrediente que desejar, do seu próprio jeito.

A pizza primavera da foto, possui aspargos, ervihas, ovos, queijo, presunto e até purê! Confira!

Ingredientes para a massa:

500 gramas de farinha de pão

10 gramas de levedura seca

1 colher de chá (5 gramas) de sal

1 colher de chá (5 gramas) de açúcar

1 1/3 xícara de água, temperatura ambiente

azeite

Ingredientes para o recheio:

2 colheres de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 xícaras de leite

sal e pimenta

1 queijo cremoso

2 gemas de ovo

Ervilhas 1/2 xícara frescas

1 punhado pontas de aspargos, escaldados e cortados (opcional)

1 punhado de manjericão

1 dente de alho

1/4 xícara de azeite extra virgem

4 ou 5 fatias de presunto

6 ovos de codorna

Modo de preparo da massa de pizza:

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Adicione a água emisture tudo com uma colher de pau por pelo menos 30 segundos. Cubra a tigela e deixe descansar em temperatura ambiente até que a massa mais do que duplicou em volume, cerca de 2 horas.

Retire a massa da tigela em uma superfície enfarinhada, divida em duas metades e deixe coberto com papel de cozinha umedecido durante 30 minutos.

Quando estiver pronto para cozinhar, enrole a massa em uma superfície enfarinhada até o tamanho e espessura desejados. Coloque azeite sobre toda a superfície.

Modo de preparo da pizza:

Coloque a massa no forno pré-aquecido para 500'F. Em uma panela média, aqueça a manteiga em fogo médio-baixo até derreter. Adicione a farinha e mexa até ficar homogêneo. Cerca de 2 minutos. Adicione o leite e deixe ferver. Cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo.

Corte o queijo ao meio, retire a casca e corte o queijo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Bata as gemas até ficar homogêneo.

Pizza primavera

foto/reprodução: Zen Can Cook

Leve uma panela pequena de água para ferver e escalde as folhas de manjericão por 15 segundos. Escorra e esfrie em água corrente fria. Esprema o excesso de água. Coloque em um liquidificador com o dente de alho. Tempere com sal e pimenta e bata, acrescentando o azeite até obter um purê liso. Adicione algumas colheres de água se necessário.

Cubra a massa de pizza com uma camada de queijo. Cubra com pontas de espargos, ervilhas frescas e favas. Deslize a pizza no forno por aproximadamente 12 minutos.

Em seguida quebre os ovos de codorna sobre a pizza e leve ao forno por mais 3 minutos, ou até endurecer. Retire a pizza do forno e coloque o purê e um pouco de manjericão em alguns pontos. Cubra com queijo ou presunto e sirva.

Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente