Wok e outros utensílios chineses

Wok e outros utensílios chineses

Antes de fazer algum prato chinês também é bacana conhecer um pouco dos seus utensílios, indispensável para fazer comidas maravilhosas. No preparo dos alimentos um bom cutelo é sempre indispensável. Eles têm vários tamanhos e espessuras de lâminas, conforme a sua finalidade. Para carnes e legumes, sempre escolha os de lâminas longas e finas.

A panela Wok, que significa “recipiente para cozinhar” é um das panelas mais famosas. Graças a sua boa distribuição do calor e formato, pratos como um yakissoba, por exemplo, ganham ainda mais sabor.

Ela precisa de pouca gordura para fritar e saltear os alimentos, isto é, movimentar os alimentos na frigideira em fogo alto. Além disso é ótima para grelhar e no cozimento a vapor.

Aquelas de aço têm preços mais razoáveis. Só tome cuidado para que elas não oxidem. Isso acontece se não forem usadas com freqüência nem secas após serem higienizadas. A wok de aço laminado já vem com uma cobertura de óleo para proteger contra a oxidação, que pode sair depois de boas lavagens. O jeito é aquecer a panela numa mistura de água e colheres de bicarbonato de sódio por 15 minutos. E na hora de lavar sempre use água quente e sabão ou detergente neutro. Esqueça esponjas ou palhas e aço.

Outra bastante usada é a so-hok, parecida com wok, só que cheia de furos para escorrer os líquidos. É feita de aço e serve para tirar o excesso de frituras. Ideal para retirar os alimentos do óleo ou água quente e amolecer macarrão seco.

Experimente fazer nesta panela um lombo agridoce, camarão empanado ou rolinhos primavera, uma delícia!

Por Juliana Lopes

Comente