Você sabe flambar?

Técnicas e termos culinários

Quem é iniciante na cozinha não deve apenas entender propriamente de como fazer os pratos, mas entender também o que significam alguns termos culinários específicos para determinado processo, preparo de um alimento.

Afinal, o que é flambar? E marinar? E deixar gelatinizado? Para algumas pessoas isso parece ser confuso, então, está na hora de esclarecer essas dúvidas e trazer alguns significados desse glossário tão extenso que faz parte do mundo culinário. Confira:

Besuntar - Besuntar consiste em pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.

Apurar - Apurar é ferver um alimento, evaporando o líquido nele contido para reduzir o seu volume e concentrar o seu sabor.

Curtir - É fazer com que o alimento tome fortemente o sabor de um molho ou bebida alcoólica. A carne, por exemplo, pode ser curtida em vinha d’alhos e as pêras em aguardente.

Demolhar - Demolhar ou deixar em demolho é manter o alimento em água, durante um tempo, para amolecer ou perder o excesso do sal.

Escaldar - Escaldar é despejar um líquido fervente sobre um alimento ou ainda mergulhá-lo em água fervente por alguns instantes.

Flambar - É uma técnica que consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky, rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária.

Gratinar - É tostar a superfície de um prato levando-o ao forno, depois de coberto com molho branco e polvilhado com queijo ralado.

Macerar - Macerar é deixar um alimento dentro de um molho ou tempero para que tome gosto e amoleça suas fibras.

Marinar - É deixar um alimento de molho em uma mistura de temperos durante várias horas, ou até dias, para tomar gosto.

Sovar - Sovar consiste em bater vigorosamente uma massa, com as duas mãos, até que a massa forme bolhas.

Refogar - Refogar é fritar alimentos em pouca gordura até que fiquem ligeiramente macios.

Untar - Untar é passar margarina, manteiga ou óleo em formas ou superfícies de trabalho.

Gelatinizar - É dar consistência firme à preparações, as quais tenham a gelatina como ingrediente.


Banho-maria - É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando em água fervente o recipiente que a contém.

Por Jessica Moraes

Comente