Vinho - um presente sempre bem vindo

Vinho  um presente sempre bem vindo

Foto: Tetra Images/Corbis

Geralmente, quando somos convidados para passar o Natal ou Ano Novo na casa de algum amigo ou parente, levamos um vinho para dar de presente. E para agradar de verdade o anfitrião é sempre importante conhecermos pelo menos um pouco o gosto da pessoa a ser presenteada. Assim evitamos erros e possíveis constrangimentos.

Na opinião do diretor da vinícola Villaggio Grando, Guilherme Sulsbach Grando, antes de comprar o vinho é importante saber do que o anfitrião gosta e também a qualidade do vinho a ser comprado. "O ideal é dar um vinho de uma região conhecida e marca renomada para que se saiba, mesmo sem entender, que se trata de um vinho de qualidade", diz.

Quando o anfitrião não deixa claro que você deve levar o vinho para ser consumido no dia, não o gele antes de sair de casa. Isso porque, certamente, o presenteado já deve ter escolhido o cardápio e as bebidas da noite. Levando o vinho em temperatura ambiente você dá à pessoa o direito de guardá-lo para beber depois, numa outra ocasião especial.

Guilherme acrescenta que o vinho não deve ser entregue gelado, principalmente se for para presente. "O anfitrião pode querer conservar a bebida em adega ou em outro local que não seja a geladeira. Outro detalhe é que não se deve deixar os vinhos sempre gelando para não ressecar a rolha."

Agora se você não sabe se o seu amigo bebe vinhos, outra opção é o espumante. Segundo o diretor da Villaggio Grando, esta bebida é sempre bem quista e, mesmo que o anfitrião não seja de beber, ele um dia receberá alguém e oferecerá um espumante.

Mas se você quer presentear seu amigo com um bom vinho, que tal fazer uma relação entre a bebida e a personalidade dele?

Guilherme Grando dá as dicas:

Pessoas descoladas: combinam com vinho rosé ou espumante rose

Vinho um presente sempre bem vindo

Vinho espumante produzido a partir de uvas Pinot Noir e Raboso cultivadas na região vinícola do Veneto. É um vinho de grande equilíbrio, com aromas de flores e frutas, com notas de pêssegos, para ser degustado ainda jovem.

Pessoas básicas: vinhos brancos mais frescos e sem serem prensados em madeira

Vinho um presente sempre bem vindo

Boa indicação para harmonizar com frutos do mar, molhos brancos e de ervas fina, queijos de poupa branca e saladas

Pessoas do tipo gourmet: vinhos diferentes e de regiões diferentes. Estas pessoas adoram coisas novas da gastronomia

Vinho um presente sempre bem vindo

Com uvas Merlot cultivadas na Campanha Gaúcha, o novo lançamento da Dunamis foi vinificado em branco. É o primeiro rótulo branco varietal do país elaborado com 100% de uva tinta.


Pessoas tradicionais: vinhos tintos com passagem por barrica

Vinho um presente sempre bem vindo

Merlot Reserva 2006

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente