Vinagre de maçã: mais do que tempero

Vinagre de maçã mais do que tempero

Foto: reprodução/ Site foodmatters.tv

Para quem pensa que vinagre é bom apenas para temperar a salada, engana-se, já que o vinagre de maçã ultrapassa a função de tempero e pode auxiliar no controle de diabetes, facilitar a digestão, manter os níveis de colesterol, além de agir como antioxidante e anti-inflamatório. Ufa! Com tantos benefícios, aposto que você já passou a enxergar com outros olhos.

O segredo está nos componentes. Obtido a partir do suco natural da maçã (Fuji ou Gala), a fruta contém bioativos, fibras (que atuam no sistema digestório), flavonoides (que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce), vitaminas B1 e B2 (que ajudam a regular o sistema nervoso), entre outros.

E tem mais: um dos componentes do vinagre de maçã, o ácido acético, acelera a queima de calorias e também ajuda a eliminar cristais de minerais que se depositam nas articulações, diminuindo a rigidez. Como estimula a produção de saliva e a secreção de suco gástrico, consequentemente, auxilia na melhor digestão de alimentos ricos em proteínas e gorduras.

No entanto, a quantidade de vinagre adequada às necessidades diárias individuais é, em média, de 40 ml por dia (o que equivale a quatro colheres de sopa), que pode ser consumido na própria salada nas principais refeições.

Confira algumas receitas com vinagre que separamos:

Bolinhos de VinagreCornichons au Vinagre (Pepinos ao Vinagre)Vinagre AromáticoReceita Artesanal para Produção de Vinagres PurosVinagre de Especiarias (Gewürz-Essig)

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: benefícios maçã vinagre tempero