Trufa de chocolate branco com limão

Veja a receita fácil, que leva poucos ingredientes
trufa-limão

Foto - Reprodução/witandwhistle

Limão e chocolate branco formam a combinação perfeita: um azedinho e outro extremamente doce. Quem concorda com a mistura vai adorar as trufas de chocolate branco com limão, que além de saborosas, deixam um aroma sensacional na casa. Confira a receita:

Ingredientes

1/3 xícara de creme de leite 

raspas de 1 limão 

300 g de chocolate branco picadinho 

1 pitada de sal 

1/4 xícara de manteiga sem sal, cortada em fatias finas 

2 colheres de chá de suco de limão recém-espremido

Açúcar granulado, para o revestimento

trufa-limão

Foto - Reprodução/witandwhistle

Modo de preparo

Em uma panela pequena (não de alumínio) misture o creme de leite e as raspas de limão. Em fogo baixo, aqueça até que o creme levantar fervura, mexendo ocasionalmente. Retire do fogo, tampe e deixe descansar por 20 minutos.

Misture o chocolate branco, o sal e a manteiga em uma tigela refratária média. Remova a tampa do creme de leite e aquecer em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até que ele atinja ferver. Retire do fogo. 

Coe com uma peneira de malha fina para a mistura de chocolate branco. Pressione para baixo as raspas de limão deixado na peneira para extrair todo o líquido.Coloque a mistura de chocolate branco sobre uma panela de água quente em fogo baixo (a água não deve tocar fundo da tigela). 

Mexa o chocolate com frequência até quase derreter. Retire a tigela da panela quente. Mexa até que o chocolate esteja derretido e liso (o chocolate branco pode ser difícil quando derretendo. Se sobrarem pequenos pedaços de chocolate branco use um processador de alimentos e processe a mistura em alta velocidade só até ficar homogêneo).  

Misture o suco de limão. Transfira a mistura para uma tigela pequena. Deixe esfriar com uma tampa por 4 horas.

Para fazer trufas

Usando uma colher pequena de biscoitos ou concha de sorvete, forme bolas do mesmo tamanho que as de brigadeiro. Role no açúcar até ficar bem revestido.

Armazene as trufas em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana ou congelar por mais tempo de armazenamento. 

Retire da geladeira de 15 a 20 minutos antes de servir. Deixe descansar em temperatura ambiente, coberto, até a hora de servir.


Comente

Assuntos relacionados: trufas brancas chocolate branco