Torta banoffee

Torta banoffee

Foto: Reprodução/ Blog Quintal

Não é só de chocolate que vive a nossa doçaria. Que tal misturar banana e caramelo e fazer uma torta? O nome é: Banoffee, por sinal é minha favorita. Eu não sou muito fã de base de bolacha, por isso adaptei para uma massa doce francesa chamada de patê sucrée.

Essa massa também serve para tortas salgadas como a quiche, basta retirar o açúcar da massa. Essa receita é da escola francesa Le Cordon Bleu, que há muito tempo é considerada a melhor escola de gastronomia do mundo.

Vamos à receita

Ingredientes

Base de patê sucrée

5 bananas

Suco de meio limão

400g de doce de leite

350 ml de creme de leite fresco

Cacau em pó

Torta banoffee

Foto: Reprodução/ Blog Quintal

Podemos apresentar a tortinha de duas maneiras: assar a massa e montar em uma forma com fundo removível ou em porções individuais com um molde redondo. Se for fazer com o molde, asse a massa aberta em uma forma redonda e depois de assada, corte com o molde.

Torta banoffee

Foto: Reprodução/ Blog Quintal

Asse a patê sucre, conforme a receita. Corte a banana em rodelas e deixe em um bowl com o suco de limão (o limão previne que a banana fique preta).

Torta banoffee

Foto: Reprodução/ Blog Quintal

Deixe a patê sucrée esfriar e comece a montar a torta: coloque o doce de leite, a banana e leve a geladeira. Quando for servir, bata o creme de leite com um fouet até ponto de pico (conforme a foto). Eu não coloco açúcar, como se faz com o chantilly, pois acho que o creme quebra o doce do doce de leite, mas se gostar da torta bem doce, pode adicionar 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro ao creme de leite.

Torta banoffee

Foto: Reprodução/ Blog Quintal

Coloque o creme batido em cima da banana e polvilhe cacau em pó para finalizar.


Fernanda Iensen é publicitária e blogueira. Adora sorvete e revistas de decor. Acha que a cozinha é sempre o melhor remédio pra desestressar e adora compartilhar as coisas que cria no seu quintal.

Comente