Tipos de queijo para cada receita

Receitas com queijos especiais

Queijo é uma delícia e todo mundo sabe. E se você é um dos amantes desse alimento , hoje o Vila Sabor vai aguçar ainda mais a sua vontade. Mas, será que você conhece todos os tipos de queijo? Qual o tipo ideal para você preparar receita saborosa e irresistível? Conheça os mais comuns e como usá-los no dia a dia:

O Pecorin é um tipo de parmesão italiano de leite de ovelha usado em massas frescas e molhos. Também é indicado para ser ralado sobre as massas e combina bem com talharim com manjericão. Já o Gruyère é de origem suíça e possui buracos pequenos. É bom quando combinado com sopas e gratinados. Experimente usá-lo no preparo de legumes ao molho mornay ou do filé mignon assado com farofa.

Emmental, também suíço e firme, tem sabor suave e buracos grandes. É muito bom servido puro e no fondue. A famosa estrela na mesa dos brasileiros, a Mussarela é firme e boa para pizzas e recheio de massas. Já o Provolone é italiano e feito com leite de búfala ou de vaca. Perfumado, é delicioso sozinho, em sanduíches ou frito.

O Gorgonzola é de origem italiana e apresenta veias azuis e sabor forte. Bom em molhos e pastas. Ultimamente o queijo Cheddar está fazendo o maior sucesso no Brasil. Criação inglesa, embora muitos achem que seja americano, o cheddar é firme e ótimo em sanduíches e pode ser usado como cobertura para batatas fritas.

Chèvre é francês, muito macio e feito com leite de cabra. Tem sabor e textura variados, sendo bom em saladas e em pastas. Saint Paulin também é francês e firme, porém cremoso. O Saint Paulin é excelente em massas.

O exótico Roquefort tem veias azuis, é francês e feito com leite de ovelha. Macio, o roquefort fica ótimo em molhos, usado em cobertura para massas, como o fusilli, fica incrível. Um dos franceses mais antigos, o Brie, é cremoso e combina bem até com uva Itália, torradas e em risotos. Ótimo para ousar em receitas tradicionais.


Gouda é um queijo típico holandês, macio e tem sabor suave. É muito usado como aperitivo, mas também pode ser usado em molhos, como em receitas de gratinado. Já o Camembert é francês e tem uma casca de mofo. É muito apreciado como aperitivo. Mas faz bonito em massas, principalmente quando usado em panquecas.

Comente