Tipos de açúcar: qual é o melhor?

Tipos de açucar qual é o melhor

Existem vários tipos de açúcar. Porém, o mais comum e o menos indicado pelos nutricionistas é o refinado. A má fama vem porque os grãos adocicados não oferecem nutrientes importantes ao organismo. Ou seja, muita caloria para pouco benefício nutricional. Isso não quer dizer que os demais devem ser consumidos sem culpa, pois o teor calórico é o mesmo. A grande diferença, no entanto, é que os ditos naturais têm vitaminas e minerais e não passam por processos químicos. Veja alguns tipos:

Açúcar mascavo: úmido, castanho. Vem do caldo de cana recém-extraído, processo que elimina o uso de aditivos químicos que dão o aspecto branco. Também pode ser utilizado em bolos etc.

Açúcar demerara: cristais grandes de açúcar com melaço, mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Açúcar granulado: é o açúcar branco, com cristais maiores, com cerca de 1 mm. É utilizado com várias finalidades, por ser mais barato e mais fácil de ser encontrado.

Açúcar cristal: açúcar branco, refinado, com cristais maiores, mas que se dissolvem facilmente. Pode ser utilizado para vários fins, mas, quase sempre, nas receitas, é indicado para recobrir docinhos.

Açúcar orgânico: o diferencial deste tipo de açúcar é que a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos. Além disso, o açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final. Apresenta uma quantidade maior de vitaminas e minerais em relação ao açúcar refinado.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: açúcar vitaminas orgânico demerara