Sommelier de água?

Sommelier de água

Os especialistas em vinho, cachaça e cerveja são mais do que famosos. Mas, agora, uma modalidade de sommelier vem ganhando o respeito dos apreciadores de uma boa comida: o conhecedor de água.

Isso mesmo, está mais do que comprovado que a água altera o sabor dos alimentos. Então, nada mais justo do que reconhecer o mérito de quem entende do assunto.

Para quem acha que é fácil: gás, sais minerais e outros elementos vão identificar se a água é ideal para acompanhar certos pratos. Saber se é leve ou mais pesada, assim como o grau de salinidade faz parte da rotina do profissional.

O mercado já oferece algumas opções diferenciadas, como a recém-lançada Voss, que se apresenta como a mais pura do mundo. É leve e contém apenas um total de 22 mg de sólidos dissolvidos.

O paladar da pessoa também influencia. No entanto, existem algumas recomendações: carnes pedem altas concentrações de minerais. Já pratos mais sofisticados, pedem leveza. Massas e pizzas, por exemplo, combinam com um tipo de água que tenha concentração média de sais e baixa de gás.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: água culinária gastronomia sabor sommelier