Shalom! Docinhos prontos para celebrar o Ano Novo judaico

Doces para celebrar o Ano Novo judaico

Foto: Divulgação La Vieen Douce

Para os judeus, Setembro é um mês mais do que especial. É quando eles celebram a passagem do ano. Isso acontece porque o calendário judaico tem 12 meses lunares, e não solares. Cada mês judaico tem até 30 dias, sendo assim o ano fica mais curto. Chamado de Rosh Hashaná ("cabeça do ano" em Hebraico), o Ano Novo Judaico será comemorados este ano no próximo domingo, 16 de setembro, e termina no anoitecer do dia 18.

E na comemoração de uma das datas mais importantes do calendário judaico, os alimentos também têm um papel especial na festa, cada um com seu significado.

Dois itens que não podem faltar no cardápio são maçãs e mel."O mel é a representatividade de entrar o ano de uma forma doce. A maçã geralmente é cortada em lâminas e embebida no mel. Cada um pega uma fatia e recita a bênção da fruta. Fazemos uma prece desejando que o ano seja renovado de uma maneira boa e doce", relata Cecília Judkowitch chef especialista em cozinha judaica.

Doces para celebrar o Ano Novo judaico

Foto: Divulgação La Vieen Douce

Um dos carros-chefe da festa é o Gefilte Fish, um bolinho de peixe que leva um molho de beterraba e raiz forte. "A carne da carpa é retirada e deixa a pele para rechear depois. Com essa carne faz-se uma massinha cozida e coloca-se o molho hrein. A cabeça do peixe é comida, pois representa sabedoria", explica a chef.

Depois de servirem uma sopa judaica, come-se o pernil de vitela assado acompanhado pelo varenikes cozido, que nada mais é do que um ravioli de batata e cebola. "A rala redonda, pão que no dia santo usa-se na forma de trança, também não pode faltar. No ano novo ele vem em forma redonda, pois é um ciclo que se fecha e outro que inicia. Simboliza a continuidade da vida", informa Cecília.

Para quem não costuma colocar a mão na massa é possível encontrar por aí vários pratos e doces prontos. Basta encomendar e celebrar uma nova vida repleta de boas energias.

Veja alguns lugares:

Chocolates La Vie En Douce

Para celebrar a chegada do ano 5773 do calendário judaico, a chef Carole Crema criou placas e figuras de chocolate, bombons e it cakes temáticos. "Os doces vêm decorados com frase e palavras como "Shaná Tová", que significa "um bom ano", e "Shalom", paz em hebraico, tudo feito com o blend de chocolate exclusivo da casa", explica Carole.

La Vie En Douce

Rua da Consolação, 3.161 - Jardins, São Paulo.

Tel. (11) 3088-7172

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h00 às 19h00 e aos domingos das 11h30 às 17h30.

www.lvddoces.com.br

Sorveteria Mil Frutas

A sorveteria Mil Frutas lançou um sorvete sabor de mel para celebrar o Rosh Hashaná. A opção é oferecida nas lojas da rede em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas a produção tem tempo limitado. Por isso, corra e não deixe de saborear esta delícia!

Mil Frutas

Shopping Leblon

Av. Afrânio Melo Franco, 290 - Leblon, Rio de Janeiro

Tel. (21) 3875-1830

Horário de Funcionamento: Segunda á sábado: das 10 ás 23. Domingo: das 12h às 22h

www.milfrutas.com.br

Confeitaria Dama

A Confeitaria Dama oferece sobremesas à base de mel, nozes, avelãs e chocolate, que são os ingredientes típicos da data. Alguns dos docinhos especiais para o Rosh Hashana são o cookie de chocolate recheado nos sabores maracujá, brigadeiro, café, doce de leite e limão, além das trufas de amêndoas caramelizadas, banhadas em chocolate belga e cobertas com cacau.

Confeitaria Dama

Rua Ferreira de Araujo, 376 - Pinheiros, São Paulo.

Tel.: (11) 5182-5088

www.confeitariadama.com.br

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente