Sessão gastronômica - escolha o seu filme

Filmes e culinária inspirese

Para cinéfilos de plantão e amantes da gastronomia, nada melhor do que unir o útil ao agradável e unir superproduções ao prazer da boa comida. Não faltam filmes inspiradores que retratam a gastronomia e sua relação com a cultura e a época.

No topo da lista não poderia deixar de estar A Fantástica Fábrica de Chocolate, que ultrapassa gerações. Na versão mais recente, Willy Wonka, protagonizado por Johnny Depp, é o dono da maior fábrica de doces do mundo. O filme relembrou o sucesso de 1964.

O chocolate também inspirou e deu nome a outro filme que conta a história de Vianne (Juliette Binoche). Na película, Vianne que se muda com a filha para uma pequena cidade francesa e abre uma loja de guloseimas de dar água na boca. Mas, em 1959, ela enfrenta o preconceito por ser mãe solteira e enfrenta toda a cidade e o moralismo.

A película A Grande Noite se passa nos anos 50 e conta a história de dois irmãos italianos que partem para os Estados Unidos com o sonho de abrir um restaurante típico da cozinha italiana. Um deles é um genial chef de cozinha.

Delicatessen é uma comédia na qual os alimentos são a moeda vigente, uma vez que se tornaram escassos. Esse é o pano de fundo para os conflitos sociais.

Nação Fast Food faz um alerta para os riscos à saúde da população e ao meio ambiente que a indústria do fast food provoca. Nessa linha, Super Size Me é um filme-documentário que mostra a experiência do diretor Morgan Spurlock: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald’s, realizando neles três refeições ao dia durante um mês.

Na animação Os Sem Florestas, os animais ficam na dúvida entre a saudável alimentação do habitat natural e a tentação das guloseimas dos humanos.

Em outra animação bem famosa, o ratinho Ratatouille sonha se tornar um grande chef. E, para isso, vai se meter em diversas aventuras como ajudante de uma atrapalhado e novato chefe de cozinha humano.

Sabor da Paixão narra a história de Isabella (Penélope Cruz), que sai do Brasil rumo a São Francisco para realizar seu sonho de uma verdadeira carreira culinária.

Tomates Verdes Fritos é mais um clássico e o nome vem de uma receita que duas personagens trocam entre si no decorrer da trama, duas amigas que decidem encarar uma viagem que irá mudar o destino delas.

Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço, estão perdidas. Até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.


Escolha o seu e boa sessão. Ah, pipoca e refrigerante fazem parte da diversão.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: culinária sabor filme gatronomia