Sandubas ganham toques de sofisticação

Sandubas ganham toques de sofisticação

Sanduba feito com aspargos, ovos pequenos, cebola em cubos e temperado com azeite, mostarda, vinagre e suco de limão. Foto/Reprodução Thekitchn

Os sanduíches foram criados no século XVIII pelo Lorde John Montagu. Segundo a história, o principal passatempo do lorde era jogar cartas ao longo dos dias. Em um desses dias ele pediu ao seu criado que preparasse algo rápido para comer, porque ele não queria parar o jogo. Atendendo ao pedido o serviçal preparou um pão cortado ao meio com pedaços de presunto. O lorde adorou a ideia e passou a utilizar a criação diariamente em seu cardápio.

A partir daí os sanduíches ganharam novas versões, sendo a base muito simples: pão, uma pasta e recheio. Hoje a preocupação com uma alimentação saudável está em alta e os sandubas ganharam uma releitura, com diversificação de saladas, queijos brancos e carnes magras.

Eles podem até ganhar ares sofisticados, tudo depende das escolhas dos ingredientes. "A verdade é que, para criar um sanduíche desde o mais simples ao mais sofisticado, é preciso somente usar a imaginação e a criatividade, dispondo de ingredientes acessíveis. Aliando essas duas coisas podemos criar sanduíches incríveis, transformando uma simples reunião em algo divertido e saboroso", conta o professor de gastronomia da Unopar, o chef Rafael Scaramal Fernandes da Cruz.

Para a preparação do sanduíche a primeira coisa a ser pensada é o pão. Segundo o chef, não existe um pão ideal, (brioche, baguete, integral, francês e etc), tudo dependerá do gosto da pessoa. "O importante é a utilização de um pão fresquinho, macio por dentro e com casquinha muito crocante. Assim fica mais fácil fazer um sanduíche saboroso."

No Brasil existem vários tipos de folhas como alfaces (lisa, crespa, roxa, americana), chicórias (endívias, escarola, friseé) e outras verduras como repolho, acelga, mostarda, rúcula e agrião. O legal é saber as classificações como suaves, (alfaces em geral), picantes (agrião e mostarda) e amargas (rúcula, radicchio). "Quando conhecemos essas classificações, fica mais fácil você criar um lanche apetitoso".

Sandubas ganham toques de sofisticaçãoSandubas gan

Sanduba sofisticado. Foto/divulgação

O chef Rafael nos mandou uma receita de um sanduba sofisticado, apetitoso e saudável, que você pode fazer ele frio ou assado.

Ingredientes:

1 baguete integral com gergelim

3 fatias de salmão defumado

Chantilly de limão siciliano à gosto

Folhas de radicchio e alface americana à gosto

Azeite, sal, pimenta para temperar as folhas.

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque o creme de leite e o limão siciliano, acerte o sal e a pimenta e bata com a ajuda de um batedor até atingir a consistência de chantilly. Abra a baguete, passe o chantilly no pão, coloque as fatias de salmão e as folhas já temperadas suavemente.

Mais receitas

Sanduíche de rosbife com geleia de pimentaSanduíche sanfona de AtumSanduíche de Peito de Peru com Rabanete e CottageSanduíche PicanteToulon (Sanduíche quente)

Por Flávia França (MBPress)

Comente