Saiba como escolher frutas no supermercado

Saiba como escolher frutas no supermercado

Não tem jeito. Toda vez que entramos no supermercado para comprar frutas é o mesmo dilema: como selecionar as melhores? Todo mundo explica de um jeito. Pela cor, pelo cheiro ou pela firmeza da casca? Mas saiba que cada fruta tem o seu segredo.

O primeiro passo é comprar apenas as frutas que serão consumidas ou utilizadas num curto período, conforme a necessidade, pois no caso de estocar sempre há perdas.

A banana pode ser escolhida quando já têm algumas manchas pretas. Por quê? Isto indica que ela está madura, pronta para o consumo. Mas a parte amarela deve predominar sobre a preta.

Prefira as maçãs de pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles, normalmente indicativas de um estado de maturidade muito avançado. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.

Se a casca da pêra está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, a pêra estará doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.

O mamão amadurece super rápido. Por isso, você vai perceber que são expostos sempre um pouco verdes. Deve ser firme, casca lisa, sem machucados e de coloração alaranjada. Como é uma fruta que se amassa facilmente, verifique se não apresenta amassados, pois essas partes apodrecem mais rápido.

A laranja boa para suco deve ser média para pequena e, se a ponta dela estiver dura, é sinal de pouco líquido. A lima, assim como o limão, tem bastante caldo quando a casca é bem lisa. Evite comprar mangas muito maduras, com furos demais ou que estejam meladas. Prefira as de bom aspecto, consistência firme e macia. Se for consumir no dia, prefira uma que exale o perfume da fruta.

Além de o pêssego ser uma fruta hidratante, é uma boa fonte de vitaminas. Para comprar, deve-se dar preferência à fruta de casca firme, mas não dura, quando está maduro exala o perfume característico da fruta.

Para comprar melão devem ser escolhidos os que tenham casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimidos nas extremidades, o melão bom e maduro deve ceder à pressão dos dedos.

Escolha morangos que a caixa que não tenha líquido acumulado no fundo, isso significa que tem amassados e já estão em processo de deteriorização. O ideal é que estejam firmes, vermelhos com brilho e perfume característicos, sem amassados é claro.

Por Livany Salles

Comente

Assuntos relacionados: compras dicas mulheres frutas supermercado